Vencedores do Prémio de Jornalismo em Saúde Oral

O 1º Prémio, no valor de 5.000 euros, foi atribuído à reportagem “Nesta clínica, quem tem até 18 anos e vive em Lisboa trata os dentes de graça”, publicada no jornal Público, com texto da jornalista Teresa Serafim e fotografia de Nuno Ferreira Santos. A Menção Honrosa foi atribuída à reportagem radiofónica “A dentista que voltou para dentro”, transmitida na Rádio Montalegre, pela jornalista Maria José Afonso da Silva.
A reportagem vencedora “Nesta clínica, quem tem até 18 anos e vive em Lisboa trata os dentes de graça” dá a conhecer o Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que assegura cuidados de saúde oral gratuitos a crianças e jovens até aos 18 anos, que residam ou estudem na cidade de Lisboa. Através de histórias de utentes, famílias e profissionais de saúde a reportagem evidencia o impacto que este serviço tem permitido aceder a cuidados de saúde oral, frequentemente adiados por falta de recursos, contribuindo para melhorias significativas na saúde, qualidade de vida e autoestima dos jovens e das suas famílias.
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à reportagem radiofónica “A dentista que voltou para dentro”, que valoriza uma abordagem próxima e humana das comunidades e dos profissionais, evidenciando o impacto do regresso de profissionais de saúde ao Serviço Nacional de Saúde em diferentes territórios e a importância do acesso à informação, à prevenção e aos cuidados da saúde oral no interior do país.
“Os trabalhos distinguidos demonstram que a saúde oral pode e deve ser contada através de histórias humanas, com impacto direto na vida das pessoas. Ao reconhecer estes exemplos, a OMD pretende também incentivar mais jornalistas e órgãos de comunicação social a olhar para a saúde oral como uma área relevante, transversal e essencial para a saúde pública” afirma o Bastonário da OMD, Miguel Pavão.
A primeira edição do Prémio de Jornalismo em Saúde Oral recebeu trabalhos publicados ou difundidos em órgãos de comunicação social, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2025, avaliados por um júri tendo em conta critérios como o rigor informativo, o impacto na sensibilização pública, a originalidade, a relevância e a qualidade narrativa.
O júri, composto por jornalistas, académicos e personalidades ligadas à saúde, foi presidido por Manuel Vitorino e integrou ainda Alexandra Campos, Joaquim Fidalgo, Luísa Bessa, Natália Lucas Nunes.
Com esta iniciativa, a Ordem dos Médicos Dentistas reforça o seu compromisso com a promoção da saúde oral em Portugal e com a valorização de todos os agentes que contribuem para uma sociedade mais informada, mais consciente e mais preparada para prevenir a doença oral.
Enviamos duas fotos. A legenda das fotos, da esquerda para a direita:
"OMD_Premio Jornalismo em Saude Oral_Vencedoras", da esquerda para a direita: Teresa Serafim, jornalista Vencedora, Miguel Pavão, Bastonário da OMD e Maria José Afonso, jornalista com Menção Honrosa.
"OMD_Premio Jornalismo em Saude Oral", da esquerda para a direita: Manuel Vitorino, Presidente do júri, Teresa Serafim, jornalista Vencedora, Miguel Pavão, Bastonário da OMD, Maria José Afonso, jornalista com Menção Honrosa, e Natália Lucas Nunes, membro do júri.
