Evento arranca às 17h30

Vencedor do primeiro hackathon na área da asma grave em Portugal é conhecido hoje

É hoje que acontece o Solutions Day Summit, um evento que terá como foco a apresentação de seis projetos desenvolvidos no âmbito do Asthma Hack Innovation e que culminará com o anúncio do projeto vencedor. A equipa vencedora receberá um prémio no valor de 5.000€ e será integrada num programa de aceleração de ideias orientado pela NOVA IMS que dará apoio na concretização da solução.

O júri é constituído por personalidades de renome na área científica e da inovação em Saúde: Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da European Respiratory Society, Helena Canhão, Coordenadora do Comprehensive Health Research Center, Madalena Beirão, Empreendedora e Patrícia Calado, Vogal da Direção da AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica. No Solutions Day Summit teremos ainda oportunidade de reunir representantes da comunidade de Asma Grave em Portugal para debater as necessidades de inovação nesta área. A sessão de abertura contará com o Miguel Castro Neto, Subdiretor da NOVA IMS, Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access & Public Affairs da Sanofi Portugal, e a representação do Ministério da Saúde (tbc).

Para Francisco del Val, diretor-geral da Sanofi, “O Asthma Hack Innovation deu-nos a oportunidade de fazer mais pelas pessoas com asma grave ao procurar soluções inovadoras que possam melhorar a sua condição no dia a dia. Mas, tão importante como identificar soluções é gerar condições e apoio académico para as acelerar e tornar em realidade em benefício dos doentes.  O nosso agradecimento às diversas equipas multidisciplinares que através de uma metodologia inovadora contribuíram com propostas e ideias para a melhorar a vida de quem sofre com Asma Grave em Portugal, um problema que afeta entre 10 e 20 mil portugueses e que pode ser altamente incapacitante”.

Já para Guilherme Victorino, Diretor do Innovation & Analytics Lab da Nova IMS, “Este foi um evento de referência e que revelou a enorme capacidade de inovação na comunidade académica e científica e também das Associações de Doentes. Iremos a partir de agora acompanhar a equipa vencedora através de um programa de aceleração de ideias com a duração de 3 meses, de forma a apoiar estes empreendedores na concretização do projeto, sempre com o objetivo que a inovação chegue aos doentes com Asma Grave”.

O Asthma Hack Innovation realizou-se através de uma metodologia de geração de inovação denominada hackathon, tendo como objetivo a procura soluções diferenciadoras para transformar o panorama da Asma Grave em Portugal.  A iniciativa é promovida pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e pela Sanofi Genzyme, em parceria com a Associação Portuguesa dos Asmáticos (APA), a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), a Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sanofi