“Mini Chefs em Ação”

Vem aí um workshop infantil online sobre alimentação, atividade física e os direitos universais das crianças

No âmbito do dia Mundial da Criança, que se assinala a dia 1 de junho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai realizar o workshop infantil online “Mini Chefs em Ação” para crianças com diabetes tipo 1, até aos 12 anos de idade. Um workshop com três receitas saudáveis e saborosas, acompanhadas por uma conversa sobre alimentação, atividade física e os direitos universais das crianças.

“Este workshop foi pensado como um evento lúdico para um dia especial. Procurámos fugir do formato habitual dos webinares que tanto estamos habituados a assistir online, até porque o público a quem se dirige assim o exige. As crianças com diabetes tipo 1 e as suas famílias podem aqui encontrar um momento de distração e, simultaneamente, de aprendizagem.”, explica Raquel Coelho, pediatra e Coordenadora do Departamento de Crianças e Jovens da APDP.

O workshop, moderado pela pediatra Raquel Coelho, conta com a participação da nutricionista Maria João Afonso, que irá dar dicas sobre a contagem dos hidratos de carbono, e da psicóloga Ana Lúcia Covinhas, que vai abordar os direitos das crianças.

Tal como todas as crianças e jovens, recomenda-se que as crianças com diabetes tipo 1 tenham um estilo de vida saudável, nomeadamente com a alimentação e a atividade física. Maria João Afonso, coordenadora do Departamento de Nutrição da APDP, reforça o papel de um estilo de vida ativo e afirma que “sendo a alimentação e a atividade física dois dos pilares do tratamento e da vivência diária com diabetes, são temas sempre pertinentes na vida das famílias de crianças com diabetes tipo 1. Há que fazer ajustes e, para isso, tem que haver informação.”

Ana Lúcia Covinhas, psicóloga clínica da APDP, também estará presente para uma conversa sobre os direitos das crianças e menciona que “vamos abordar temas simples mas que muitas vezes não são discutidos em casa. Sobre o direito de viver em liberdade e segurança, de termos os nossos próprios pensamentos e ideias, de termos todos os mesmos direitos, sejam quais forem as diferenças entre nós.”

Para a família e restantes cuidadores de uma criança com diabetes é fundamental adquirir um conhecimento preciso da doença e de como a controlar. A motivação e o empenho durante o processo inicial de aprendizagem promovem e facilitam a adaptação a esta condição e a reintegração plena da criança na vida escolar, social e familiar.

O workshop realizar-se-á na segunda-feira, dia 1 de junho, pelas 17h30, através da seguinte plataforma: https://event.webinarjam.com/live/21/38rmzs1f6umuk. A APDP, para esclarecer as principais dúvidas, disponibiliza ainda o contacto do  Departamento de Crianças e Jovens da APDP: [email protected]

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock