“A Verdade Sobre o Peso”

Vem aí um podcast que ajuda a compreender a Obesidade como ela é

“A Verdade Sobre o Peso” é o novo podcast conduzido pela apresentadora Vanessa Oliveira e pela médica de medicina geral e familiar, Margarida Santos. Juntas, vão conversar com convidados especiais que ajudarão a compreender a Obesidade como ela é – uma doença crónica, que pode ser influenciada por múltiplos fatores – da genética ao estilo de vida. Esta iniciativa da Novo Nordisk, em parceria com a ADEXO, SPEO e SPEDM visa desmitificar e ajudar a compreender a Obesidade, para que a mesma seja encarada sem culpas e estigmas! O podcast já está disponível nas plataformas habituais.

Joana Menezes (endocrinologista), Ana Bacalhau (cantora) e Júlio Machado Vaz (psiquiatra) são alguns dos convidados do podcast “A Verdade Sobre o Peso” que acaba de ser lançado pelas mãos da Novo Nordisk, em parceria com a ADEXO - Associação Portuguesa de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal, SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade) e SPEDM (Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo).

Através de conversas informais e intimistas, guiadas pela apresentadora Vanessa Oliveira e pela médica de Medicina Geral e Familiar Margarida Santos, o podcast irá abordar as diversas dimensões da Obesidade enquanto doença crónica, complexa e grave.

A Obesidade precisa de ser falada e desmitificada para se poder ajudar quem lida diariamente com uma patologia que é incapacitante em pequenos ‘nadas’ - como apertar os cordões dos sapatos ou subir umas escadas - e cujo controlo não depende apenas da pessoa que vive com Obesidade.

O primeiro episódio, já disponível aqui, terá à conversa a endocrinologista Joana Menezes para falar da doença, das suas causas, dos fatores externos que a influenciam, do impacto na vida e na saúde, e sobre a forma como pode ser prevenida e tratada. No segundo episódio, disponível no início de agosto, Vanessa Oliveira e Margarida Santos vão receber a cantora Ana Bacalhau, que partilhará o seu testemunho e aquilo que a inspirou a criar a música ‘Eu Vou’, que deu o mote à campanha ‘Mude o Ritmo da Sua Vida’ lançada no Dia Nacional da Obesidade pela Novo Nordisk em parceria com a ADEXO, a SPEO e a SPEDM. O terceiro episódio, que irá para o ar também em agosto, contará com a partilha de conhecimento e experiência do médico Psiquiatra e Sexólogo, Professor Júlio Machado Vaz, acerca do impacto que a Obesidade tem na saúde mental das pessoas que vivem com a doença.

“Todos temos um papel na promoção da literacia em saúde e na comunicação responsável sobre temas que constituem verdadeiros desafios de saúde pública, como é o caso da Obesidade. Este podcast pretende ser um momento de partilha de conhecimento, onde se abordará a verdade sobre o peso - o nosso objetivo é ajudar a melhor compreender a Obesidade e motivar a procura do apoio adequado para ultrapassar os desafios desta doença complexa e assim viver uma vida mais plena e saudável”, refere Paula Barriga, Diretora geral da Novo Nordisk Portugal.

Para a apresentadora Vanessa Oliveira, “integrar este projeto significa fazer parte da voz ativa que é preciso existir para ajudar a perceber que a Obesidade é uma doença, e que não pode ser origem de culpas e pressões sociais”.

Margarida Santos, médica de Medicina Geral e Familiar afirma, “estima-se que mais de 2 milhões de portugueses sofrem de Obesidade e apenas 2 em cada 10 procuram um médico para falar sobre o tema. Estes dados são preocupantes quando estamos a falar de uma doença crónica que impacta significativamente a morbilidade e a mortalidade, e que é um importante fator de risco para mais de 200 doenças, como a Diabetes Mellitus tipo 2, as doenças do foro cérebro-cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, oncológico, entre outras.”

O podcast regressará em setembro com mais convidados: nutricionistas, chefs, pessoas que vivem com obesidade e outros que partilharão diferentes olhares sobre esta doença, ajudando a conhecer “a Obesidade como ela é”.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Novo Nordisk