Como cuidar durante a Pandemia

Vem aí o COVIDivulgações: um projeto de partilha de experiências entre enfermeiros durante a pandemia

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros lança a iniciativa COVIDivulgações, como cuidar durante uma pandemia.

Através   da iniciativa COVIDivulgações, a SRCentro convida os seus membros a divulgarem histórias, testemunhos ou narrativas que resultem de um exercício de reflexão sobre a prática de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19, para que depois possam ser partilhadas para uma memória coletiva.

O mundo (e cada um de nós) está a atravessar um momento sem precedentes, sabemos que todos os sectores estão a ser afetados por esta crise pandémica, mas em especial o sector da saúde. Diariamente, os Enfermeiros, e demais profissionais de saúde, são confrontados com situações inesperadas e situações limite que os obrigam a cuidados extremos e a uma racionalização de recursos, quer materiais, quer humanos. Com um esforço ímpar, apoiado em alguma improvisação e criatividade, os Enfermeiros desempenham as suas funções, à medida que os números de morbidade e de mortalidade aumentam.

A  preocupação constante faz com que, individualmente, mas sobretudo em  equipa, se aprendam novas e inovadoras formas de superar esta epidemia. Deste modo, o projeto COVIDivulgações   tem como objetivo partilhar experiências sobre como os Enfermeiros estão a enfrentar este período adverso, demonstrando novos métodos para a prestação de cuidados, preservando a qualidade e a segurança, bem como o rigor, empenho, e dedicação que sempre tiveram para com as pessoas.  Para tal, basta cada membro preencher o formulário, disponível aqui.

“Acreditamos na importância destes testemunhos para que a sociedade esteja mais consciente do papel e do grau de compromisso que os Enfermeiros adotam numa situação de adversidade, como uma epidemia”, revela a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

 

 

 

Fonte: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros