Relatório CDC

A variante Delta é tão contagiosa como a varicela

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA descreveu a variante Delta do Coronavírus como tão contagiosa quanto a varicela e mais transmissível do que os vírus que causam MERS, SARS, Ébola, a constipação comum, gripe sazonal e varíola.

De acordo com o relatório, cujo conteúdo foi hoje divulgado pelo The New York Times, esta variante é também mais suscetível de quebrar as proteções oferecidas pelas vacinas. No entanto, os dados do CDC mostram que as vacinas são altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalizações e mortes em pessoas vacinadas.

Por outro lado, salienta que a infeção com a variante Delta produz quantidades de vírus no trato respiratório dez vezes superiores que as que são observadas em pessoas infetadas com a variante Alfa, que também é altamente contagiosa, refere o documento, citado pelo El Mundo.

Quando comparada com a estirpe original, a quantidade de vírus numa pessoa infetada com Delta é “mil vezes superior”, sublinha o documento.

Este relatório baseia-se em dados de vários estudos, incluindo uma análise de um surto recente em Provincetown, Massachusetts, que começou após as festividades de 4 de julho. Na quinta-feira, aquele grupo tinha subido para 882 casos. Cerca de 74% foram vacinados, segundo as autoridades de saúde locais.

Uma análise detalhada da propagação dos casos mostrou que as pessoas infetadas com o Delta transportam enormes quantidades de vírus no nariz e na garganta, independentemente do estado de vacinação, de acordo com o documento do CDC.

Por outro lado, estudos realizados no Canadá e na Escócia descobriram que as pessoas infetadas com a variante são mais propensas a serem hospitalizadas, enquanto pesquisas em Singapura indicaram que são mais propensos a precisar de oxigénio, o que leva o CDC a alertar para a associação com doença grave.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay