Covid-19

Vão ser criadas equipas multidisciplinares para conter cadeias de transmissão em Lisboa

A região de Lisboa vai ter mais médicos para mapear os casos de Covid-19 e equipas multidisciplinares no terreno, que podem contar com a ajuda da polícia para garantir que os isolamentos são efetuados, avançou o secretário de Estado da Saúde, esta segunda feira.

António Lacerda Sales, anunciou o reforço de médicos na zona de Lisboa, numa “tentativa de identificar e conter as cadeias de transmissão através do mapeamento de todos os casos ativos no concelho”.

Paralelamente, o Coordenador do Gabinete Regional de Intervenção, Rui Portugal, anunciou que vão começar a ir para o terreno algumas das 12 equipas – em Loures, Odivelas, Amadora, Sintra e Lisboa – para tentar garantir que os casos de isolamento definidos pelas autoridades de saúde sejam efetuados.

Estas equipas contam com elementos da proteção civil, segurança social e com “um apoio das forças de segurança, se necessário para que seja efetivado o isolamento”, explicou Rui Portugal.

A situação na região de Lisboa e Vale do Tejo “continua a ser a que inspira mais atenção” das autoridades de saúde, por ser a que concentra a grande maioria dos casos diários, lembrou o secretário de estado.

Os últimos dados divulgados revelam um aumento de 244 novos casos em todo o país em 24 horas, sendo Lisboa a zona mais atingida.

“É tempo de reforço das equipas e da definição de estratégias dirigidas a uma zona do país que tem características diferentes das outras, por isso estamos a fazê-lo”, afirmou o secretário de estado, considerando que chegou agora o “momento do trabalho de terreno”.

António Lacerda Sales recordou o reforço dos serviços de saúde pública dos concelhos mais afetados. A juntar aos 20 médicos já anunciados, “prevê-se a entrada em funções de mais dez esta semana”.

“Adicionalmente, está em curso a entrada de cerca de 80 médicos internos em especial para trabalho em tempo parcial”, anunciou ainda o governante, acrescentando que “estão ainda em formação cerca de 40 internos.

“Este reforço é crucial para o mapeamento e georreferenciação de todos os casos ativos no concelho e freguesia, para que sigamos rapidamente as cadeias de transmissão da região e as possa conter” assegurou o Secretário de Estado da Saúde.

Ter unidades de saúde pública com capacidade para dar resposta à situação que se vive atualmente foi precisamente um dos pontos salientados por Rui Portugal, que lembrou que este reforço surge numa altura em que os casos de Covid continuam a aumentar e em que se aproximam as férias de verão.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay