VALORMED leva "Uma dose de realidade" aos centros comerciais

Assim, nos próximos dias 25 e 26 de outubro no Centro Comercial, e a 8 e 9 de novembro no MAR Shopping Matosinhos, a VALORMED vai estar presente e instalar uma estrutura visual única que desafia os visitantes a refletir sobre os seus hábitos ambientais com a pergunta "E tu, o que fazes com os teus medicamentos fora de uso e de prazo?", uma experiência imersiva através da qual se pretende combinar consciencialização ambiental e participação ativa.
Os participantes são convidados a retirar uma bola de um recipiente e depositá-la no tubo correspondente à sua resposta, escolhendo entre opções como "Deito no lixo comum", "Deito na sanita", "Guardo em casa", "Entrego num ponto de recolha da VALORMED" ou "Não sei/Nunca pensei nisso".
"Esta ação por ocasião de mais um aniversário da VALORMED visa dar uma 'dose de realidade' a quem é exposto à iniciativa, reforçando a ideia que temos de que a maioria das pessoas ainda não dá o destino adequado aos seus medicamentos fora de uso e de prazo. É a nossa forma de celebrar com impacto e promover mudanças reais de comportamentos", explica Luis Figueiredo, diretor-geral da VALORMED.
Educação e sensibilização em primeiro lugar
Durante estes dias, entre as 10h00 e as 18h00, duas hospedeiras apoiarão os participantes e distribuirão material educativo, como folhetos sobre práticas corretas e sacos para transporte deste tipo de resíduos para os contentores VALORMED que existem nas farmácias e parafarmácias em todo o país.
A instalação vai também permitir fazer uma avaliação genérica e em tempo real das práticas da população relativamente ao descarte de medicamentos fora de uso e de prazo, criando um momento de consciencialização coletiva.
Impacto ambiental e de saúde pública
A eliminação descuidada e incorreta de medicamentos representa uma séria ameaça ao ambiente e à saúde pública. Quando deitados no lixo comum ou na sanita, nos ecopontos ou no lixo comum, os medicamentos podem contaminar solos e águas, criam resistências bacterianas e afetam a biodiversidade dos ecossistemas.
A VALORMED disponibiliza já cerca 3.000 pontos de recolha nas farmácias e em cerca de 500 parafarmácias de todo o País, pelo que os portugueses não podem hesitar e devem nestes locais fazer a entrega das embalagens e medicamentos de origem doméstica que já não necessitam ou se encontram fora do prazo de validade.
