Dados COVAX

Vacinas Covid-19 confirmam a sua eficácia em pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas

As vacinas Covid-19 confirmaram a sua eficácia e segurança em pessoas que sofrem de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, de acordo com o relatório publicado nos Anais das Doenças Reumáticas.

A informação, que abrange os meses de fevereiro a julho de 2021, recolheu dados de 5.121 pessoas com diferentes tipos de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas que receberam pelo menos uma dose da vacina. As patologias inflamatórias mais frequentes foram a artrite reumatoide, a espondiloartrite axial e a artrite psoriática e as não-inflamatórios mais comuns foram a osteoartrite e a osteoporose.

Os resultados da COVAX mostram que a maioria das pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas inflamatórias tolera bem a sua vacina cotra a Covid-19, sem diferenças no perfil de segurança visto na população em geral ou em pessoas com as patologias não inflamatórias.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock