Secretário de Estado

Vacinação será feita prioritariamente por 40 mil enfermeiros do SNS

A vacinação contra a Covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou hoje o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

No final da visita a duas unidades de saúde em Matosinhos, no Porto, o governante afirmou que o SNS dispõe de cerca de 40 mil enfermeiros “e são eles que prioritariamente vão vacinar” acrescentando que, em caso de necessidade, os meios poderão ser reforçados.

Sobre se os centros de saúde podem vir a ter que alargar os horários de funcionamento, António Lacerda Sales disse que “é possível”, mas ressalvou que tal é do âmbito funcional das unidades locais de saúde e dos diretores executivos dos agrupamentos dos centros de saúde.

“[Essa possibilidade] é a adequabilidade que o plano tem que ter em função das necessidades e a resposta é em função das necessidades”, sublinhou o Secretário de Estado, citado pela página oficial do Serviço Nacional de Saúde.

Questionado ainda sobre se o Estado vai assegurar sozinho o plano de vacinação, o governante explicou que o Governo entendeu que por “uma questão de coordenação, de articulação e monotorização, o SNS assegurará numa primeira fase a vacinação contra a Covid-19”.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock