Estudo TeenCove

Vacina da Moderna é eficaz em crianças de 12 anos

A Moderna anunciou esta terça-feira que a sua vacina Covid-19 protege efetivamente crianças de 12 anos. Recorde-se que, no início deste mês, tanto os Estados Unidos como o Canadá autorizaram a sua utilização em crianças desta faixa etária.

Os dados do estudo TeenCove que testou a vacina em 3700 adolescentes e crianças, entre os 12 e os 17 anos, vão ficar disponíveis para as autoridades reguladoras de saúde no próximo mês, mas a empresa, adiantou já que os resultados preliminares mostram que esta vacina desencadeia os mesmos sinais de proteção imunológica nas crianças como nos adultos.

Por outro lado, determina que os efeitos adversos são iguais, traduzindo-se em dores de cabeça, dores no braço e fadiga.

A Moderna adiantou ainda que não foi detetada qualquer infeção por vírus entre os que receberam as duas doses da vacina Moderna em comparação com as crianças que recebem injeções de placebo. A empresa anunciou em comunicado que a vacina parece ter 93% de eficácia duas semanas após a administração da primeira dose.

Embora as crianças sejam muito menos propensas a adoecer gravemente com o novo coronavírus, são responsáveis por 14% das infeções nos Estados Unidos.

Entretanto, a Pfizer e a Moderna já começaram a testar crianças mais novas, com idades compreendidas entre os 11 e os seis meses. O teste é mais complexo. Se os adolescentes recebem a mesma dose que os adultos, os investigadores estão agora a tentar fornecer doses mais suaves aos mais pequenos. Os resultados, segundo os especialistas, vão estar disponíveis no outono.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay