Estudo

Vacina da Janssen fornece resposta imunitária duradoura e dupla proteção

A vacina Covid-19 de toma única da Johnson & Johnson demonstrou uma resposta imunitária duradoura e provocou mecanismos duplos de proteção contra a Delta e outras variantes do SARS-CoV-2, segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Os resultados de um sub-estudo da Fase 1/2a, publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), demonstraram que tanto as respostas imunes humorais (anticorpos) como as celulares (célula T) geradas pela vacina Covid-19 de toma única da Johnson & Johnson foram fortes e estáveis durante oito meses após a imunização, o período de tempo avaliado até à data.

Os dados mostraram que as respostas das células T - incluindo as importantes células T CD8+ que procuram e destroem células infetadas - persistiram durante o período de oito meses em estudo. A Empresa anunciou os resultados do estudo de pré-impressão topline deste sub-estudo fase 1/2a a 1 de julho de 2021.

Os resultados indicam que uma única dose da vacina Johnson & Johnson COVID-19 provocou mecanismos duplos de proteção contra a doença COVID-19, incluindo contra doenças causadas pela variante Delta (B.1.617.2) e outras variantes sars-CoV-2 de preocupação, incluindo as variantes Alpha (B.1.1.7), Beta (B.1.351), Gama (P.1), Epsilon (B.1.429) e Kappa (B.1.617.1), bem como a estirpe original SARS-CoV-2 (WA1/2020). Estes dados sugerem uma expansão de anticorpos neutralizantes ao longo de oito meses, juntamente com as observações de respostas duradouras das células T e a sugestão de maturação das células B.

"Estes dados revistos pelos pares fornecem informações mais profundas sobre as respostas imunitárias duradouras e celulares provocadas pela vacina da Johnson & Johnson, oferecendo assim potencialmente um mecanismo duplo de proteção contra a doença Covid-19, incluindo contra a variante Delta e outras variantes de preocupação", disse Mathai Mammen, Global Head, Janssen Research & Development Johnson & Johnson.

"O estudo mostrou que os anticorpos neutralizantes específicos aumentaram ao longo dos oito meses examinados após a vacinação, o que sugere a maturação das respostas das células B. Além disso, as respostas das células T são especialmente fortes e estáveis ao longo do tempo, o que também é potencialmente importante para a atividade contra estas variantes."

Estes dados também estendem e complementam os resultados anteriormente publicados na Nature, que forneceram evidências da capacidade da vacina de produzir múltiplos componentes do sistema imunitário em indivíduos, bem como dados pré-clínicos na Nature relacionados com a eficácia contra a infeção SARS-CoV-2 devido à variante Beta em primatas não humanos. Coletivamente, estas análises indicam que a eficácia potencial das vacinas contra a COVID-19, incluindo a doença causada por variantes, deve ser considerada num contexto imunitário mais amplo no que respeita ao papel dos anticorpos não neutralizantes das células B e T.

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay