Em casos muito raros

Vacina da AstraZeneca pode desencadear resposta imunitária exagerada responsável pela formação de coágulos

Duas equipas de investigação europeias descobriram que a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, em casos muito raros, pode fazer com que o corpo ataque suas próprias plaquetas sanguíneas, desencadeando coágulos mortais no cérebro. No entanto, os resultados destes estudos ainda não foram revistos ou publicados.

Segundo os investigadores do Hospital Universitário de Oslo e Universidade Greifswald, na Alemanha, que conduziram dois estudos paralelos, esta vacina faz com que o corpo produza anticorpos - normalmente usados para combater infeções ou patógenos - que confundem as plaquetas no sangue atacando-as.

Para compensar, o corpo produz plaquetas em excesso, o que faz com que o sangue engrosse e corre o risco de coagular. Os especialistas admitiram, no entanto, que ainda “não sabem por que isso está a acontecer”.

Nestes estudos foram analisadas várias amostras de sangue e possível concluir que, naqueles que sofreram de coágulos sanguíneos, estava presentes anticorpos que ativam as plaquetas e iniciam a coagulação, desencadeando uma reação exagerada à vacina.

Andreas Greinacher, professor de medicina transfusional da Greifswald University Clinic, disse que sua equipa vai enviar os resultados para publicação na revista médica britânica The Lancet nos próximos dias.

 

Fonte: 
Daily Mail
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock