Estudo

Usar a inteligência artificial na seleção embrionária já é uma realidade

Usar a Inteligência Artificial para analisar embriões de forma automática e estandardizada e melhorar as taxas de gravidez é já uma realidade. Isso é confirmado por um estudo do IVI intitulado 'A universal algorithm is available in last generation time-lapse incubators: embryo score provided by the KIDScoreD5 is strongly correlated with chromosomal status and clinical outcomes' ('Um algoritmo universal está disponível em incubadoras de lapso de tempo de última geração: a classificação do embrião fornecida pelo KIDScoreD5 está fortemente correlacionada com o estado cromossómico e os resultados clínicos').

O IVI participou no desenvolvimento do EmbryoScope, desde o seu início, ajudando na sua evolução e lançando as bases para a seleção embrionária automática. “O Embryoscope, incubadora de lapso de tempo, é sem dúvida uma mais valia num laboratório de Fecundação in vitro. Como esta incubadora grava imagens dos embriões ao longo do tempo, permite-nos ter mais parâmetros para avaliar e selecionar os melhores embriões”, reforça Sofia Nunes, diretora do Laboratório de FIV do IVI Lisboa.

No seu último progresso, o EmbryoScope apresenta o seu mais recente sistema de software, o KIDScoreD5, através do qual seleciona e classifica automaticamente os embriões.

O estudo foi realizado nos últimos três anos e contou com a casuística mais extensa da história da literatura científica até ao momento (foram analisados mais de 20. 000 embriões e mais de 3. 000 pacientes). Nele, o IVI demonstrou que a seleção embrionária universal, estandardizada e automática é uma revolução e uma realidade para o campo da embriologia. Como comenta o investigador principal do estudo, Marcos Meseguer, supervisor científico do IVI em Valência, "o sistema KIDScoreD5 classifica automaticamente os embriões usando Inteligência Artificial, deteta e avalia todas as etapas do desenvolvimento do embrião e também classifica a sua morfologia".

Da mesma forma, Meseguer ressalta que " o sistema KIDScoreD5, através de uma avaliação, distingue entre os embriões com maior probabilidade de serem cromossomicamente normais, euplóides e os que não o são, aneuplóides. Com base na pontuação que o sistema atribui a cada embrião, sabemos a probabilidade de gravidez do mesmo e a possibilidade de ter um bebé saudável em casa".

O sistema KIDScoreD5 analisa os embriões automaticamente, atribuindo-lhes uma classificação de um a dez, dependendo da sua qualidade e morfologia. Uma vez que a seleção automatizada de embriões é mais precisa do que a seleção feita pelo embriologista, a probabilidade de uma gravidez evolutiva está diretamente ligada à percentagem de pontuação e, por isso, a paciente tem mais probabilidades de sucesso.

Valores essenciais do estudo e do sistema KIDScoreD5

  • É a primeira vez, no campo da reprodução assistida, que a análise automatizada de embriões demonstrou ter utilidade clínica.
  • Contar com a maior casuística do mundo até ao momento (mais de 20.000 embriões analisados e mais de 3.000 pacientes) é o maior exemplo de fiabilidade do sistema.
  • Ao dispor de mais informações sobre cada embrião, aumenta a probabilidade de escolher o melhor a ser transferido.
  • A possibilidade de selecionar e categorizar cromossomicamente os melhores embriões pressupõe um aumento das taxas de gestação, reduzindo também a probabilidade de anomalias cromossómicas.
  • É uma técnica absolutamente não invasiva que melhora os métodos de seleção atuais.
Fonte: 
Grupo IVI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Grupo IVI