ensaio clínico SELECT-CHOICE

Upadacitinib atingiu os objetivos principais num estudo comparativo de Fase 3 em doentes com artrite reumatoide

Novos dados de Fase 3 do ensaio clínico SELECT-CHOICE que demonstram que upadacitinib (15 mg, toma diária única) alcançou o objetivo primário de não inferioridade comparativamente com abatacept na alteração em relação aos valores iniciais no Índice de atividade da doença com 28 articulações - proteína C reativa (DAS28-PCR) à semana 12.

Upadacitinib alcançou ainda os objetivos secundários principais de superioridade comparativamente com abatacept na alteração em relação aos valores iniciais no DAS28-PCR à semana 12 e na percentagem de doentes que atingiram remissão clínica à semana 12, definida como DAS28-PCR <2,6.

O estudo avaliou upadacitinib em doentes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave e que tiveram uma resposta inadequada ou que são intolerantes a fármacos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARD) biológicos. Os resultados completos foram apresentados no E-Congresso Europeu de Reumatologia de 2020 (EULAR).

SELECT-CHOICE é o sexto e último estudo de Fase 3 do programa robusto de ensaios clínicos SELECT na artrite reumatoide. Upadacitinib, um inibidor de JAK seletivo e reversível descoberto e desenvolvido pela AbbVie, está aprovado para o tratamento da artrite reumatoide ativa moderada a grave em doentes adultos que tiveram uma resposta inadequada ou que são intolerantes a um ou mais DMARD.

“Apesar do enorme progresso alcançado no tratamento da artrite reumatoide, cerca de 70 por cento dos doentes continuam sem atingir remissão clínica com as terapêuticas instituídas”, afirmou Michael Severino, vice-presidente executivo da AbbVie. “Estes resultados deixam-nos entusiasmados, pois vêm juntar-se ao número crescente de evidências que demonstram que upadacitinib pode oferecer a um número superior de doentes adultos com artrite reumatoide uma melhor hipótese de atingirem remissão clínica, mesmo em doentes que falharam já o tratamento anterior com biológicos.”

“Estes dados mostram que upadacitinib foi superior a abatacept na percentagem de doentes que alcançou remissão”, afirmou Andrea Rubbert-Roth, vice-diretor do departamento de Reumatologia do Cantona Hospital St. Gallen, Suíça. “O SELECT-CHOICE é o primeiro estudo comparativo em doentes com artrite reumatoide que falharam o tratamento com DMARD biológicos e que compara upadacitinib com um DMARD biológico diferente. Estudos como este são importantes na tomada diária de decisões na prática clínica.”

Neste estudo, upadacitinib alcançou o objetivo primário (não inferioridade) e os objetivos secundários (superioridade), com uma alteração em relação aos valores iniciais no DAS28-PCR à semana 12 de -2,52, comparativamente com os -2,00 em doentes tratados com abatacept.1 Além disso, 30 por cento dos doentes tratados com upadacitinib atingiram remissão clínica à semana 12 (DAS28-PCR <2,6), comparativamente com 13 por cento dos doentes tratados com abatacept (p<0,001).1

As respostas ACR20/50/70 foram também superiores no grupo de upadacitinib, comparativamente com o grupo de abatacept (76/46/22 por cento vs. 66/34/14 por cento, respetivamente, p nominal <0,05) à semana 12.1 A melhoria observada na atividade da doença e nas taxas de remissão mantiveram-se ao longo de 24 semanas.

O perfil de segurança de upadacitinib (15 mg) foi consistente com o observado em estudos anteriores na artrite reumatoide, sem novos riscos de segurança detetados.

Até à semana 24, ocorreram acontecimentos adversos graves em 3,3 por cento dos doentes no grupo de upadacitinib, comparativamente com 1,6 por cento dos doentes no grupo de abatacept. Foram notificados três casos de infeção grave no grupo de upadacitinib e um no grupo de abatacept. Ocorreram ainda 23 casos de lesão hepática (sobretudo elevações nas enzimas hepáticas) no grupo de upadacitinib, comparativamente com cinco casos de lesão hepática no grupo de abatacept.

Todos os acontecimentos de lesão hepática foram não graves. A maioria foi de elevações temporárias nos níveis de ALT/AST e foram consideradas de intensidade ligeira a moderada. Nenhum acontecimento conduziu à interrupção do fármaco em estudo.

Foram notificados quatro casos de herpes zoster no grupo de upadacitinib e quatro casos no grupo de abatacept. Não foram notificadas neoplasias em qualquer grupo. Foram notificados um acontecimento adverso cardiovascular major (MACE) e dois casos de tromboembolismo venoso (TEV) (adjudicado) no grupo de upadacitinib, e ambos os doentes apresentavam pelo menos um fator de risco de TEV. Não foram notificados casos de MACE e TEV no grupo de abatacept. Ocorreram duas mortes no grupo de upadacitinib, uma dos quais não decorrente do tratamento, bem como uma morte não decorrente do tratamento no grupo de abatacept.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock