Dia 24 de maio

Universidade Europeia e Lusíadas Knowledge Center promovem II Jornadas de Saúde sobre One Health

One Health é o tema das II Jornadas de Saúde promovidas pela Universidade Europeia, em parceria com a Lusíadas Knowledge Center, a associação responsável pelo ensino e investigação do Grupo Lusíadas Saúde, no dia 24 de maio, das 09:30 às 16:00, no Auditório do Hospital Lusíadas, em Lisboa. O conceito One Health reconhece que a saúde dos seres humanos, animais e ambiente, incluindo as plantas, está interconectada e interdependente e que, por isso, é fundamental para enfrentar os desafios de saúde pública do século XXI.

Muitas doenças infeciosas que afetam os seres humanos, como a gripe aviária e a SARS, tiveram origem nos animais. A recente pandemia global de Covid-19 veio também realçar a fragilidade desta interconectividade, tornando a saúde global ou o conceito de One Health mais compreensível. É por isso, cada vez mais urgente olhar para One Health como um todo.

Nesse sentido, as Jornadas de Saúde vão contar com especialistas de referência no sector para abordar este tema nas suas diversas dimensões. “Os desafios da One Health e o setor privado”, “Resistência antimicrobiana e ameaças emergentes”, “One Health: um novo desafio para o ensino e a investigação no domínio da saúde” e “Nutrição humana e saúde sustentável” são os temas a explorar nos 4 painéis do evento.

“A abordagem One Health promove a colaboração entre diferentes disciplinas, incluindo médicos, veterinários, biólogos, ecologistas e cientistas ambientais, para enfrentar problemas de saúde pública de forma holística e coordenada. Estas Jornadas de Saúde vêm precisamente reunir à mesma mesa especialistas de todas estas vertentes, no sentido de darmos mais um passo na promoção da abordagem One Health no nosso país”, afirma a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

“A Lusíadas Saúde, através da sua associação Lusíadas Knowledge Center, tem vindo a apostar consistentemente no ensino com o intuito de se tornar um centro de referência nacional e internacional em educação, formação e investigação clínica. Esta cooperação com a Universidade Europeia é mais uma materialização desse desígnio e as II Jornadas da Saúde representam mais um marco importante no debate sobre a relevância da abordagem One Health no atual enquadramento do setor da saúde”, acrescenta Eduarda Reis, Chief Medical Officer do Grupo Lusíadas Saúde.

O programa completo das II Jornadas de Saúde está disponível aqui.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Europeia