Projeto AgES

Universidade do Porto na vanguarda do envelhecimento ativo e saudável

A Universidade do Porto faz parte do projeto Erasmus+ “Actively aGeing European Seniors – AGES”, que junta parceiros de cidades europeias amigas das pessoas idosas (Age Friendly Cities), para partilha de boas práticas e capacitar os seniores com ferramentas para o envelhecimento ativo e saudável.

Este projeto de dois anos junta cinco cidades exemplo (Gijon, Haia, Paris, Poznan e Porto), com o objetivo de criar materiais e atividades para equipar os seniores com novos métodos de gestão do stress, literacia financeira, digital e em saúde, e outras necessidades básicas como em tecnologias da comunicação e da informação e línguas. Para além disso, por ter o público idoso como alvo, e ao envolvê-lo nas atividades, o AgES estará também a reduzir o risco de exclusão social.

Nas cidades parceiras do projeto a densidade de população idosa é superior à média mundial. Ainda assim, são consideradas habitáveis para este grupo, no qual muitos dos indivíduos vivem independentes e, consequentemente, necessitam de ver reforçados os mecanismos de inclusão social. Assim, e tendo em conta os Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas, o AgES propõe-se a desenvolver atividades intergeracionais de inclusão – seminários de saúde, celebrações do Dia Mundial dos Seniores (21 de agosto), teatro, workshops de artes tradicionais, entre outras – que são essenciais para dar resposta à mudança demográfica que a Europa está a viver. Como resultados do projeto, será também criado um manual multilingue das cidades amigas das pessoas idosas na Europa, um vídeo ilustrativo das melhores práticas nestas cidades, um curso em formato e-livro sobre como manter uma vida ativa após a reforma, e uma plataforma digital com dicas sobre saúde.

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo da Universidade do Porto (Porto4Ageing) é pioneiro na adoção de projetos e programas para capacitar a cidade e a população para o envelhecimento, como por exemplo, sendo parceiro da rede europeia para o envelhecimento ativo e saudável (EIP-AHA), ou do projeto SHAPES, que facilita a integração de tecnologias para os cuidados de saúde em casas e comunidades, ou ainda do ICTskills4All, que criou uma plataforma de ensino para a capacitação digital da população 55+.

O projeto AgES é coordenado pelo Governo de Çannakale e tem como parceiros a Universidade do Porto (Portugal), a Lidi Smart Solutions (Holanda), a E Seniors Associaton (França), a Magenta Consultoria (Espanha) e a Fundacja Parasol (Polónia). Com a duração de 24 meses, recebeu 190.760€ de financiamento europeu.

Fonte: 
Centro de Competências Para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto - Porto4Ageing
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay