Projeto-piloto

Unidades de saúde participam em formação para promoção da atividade física

Os profissionais envolvidos no projeto-piloto de promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS) receberam formação em aconselhamento para a atividade física, no passado dia 15 e 21 de maio.

Esta formação contou com a participação de profissionais de 12 unidades de saúde, distribuídas pelas cinco Administrações Regionais de Saúde.

O aconselhamento breve para a atividade física consiste numa interação com o utente, tendo em vista o encorajamento e recomendação para a prática de atividade física, envolvendo uma abordagem às motivações, barreiras, preferências, estado de prontidão e de saúde do utente, bem como às oportunidades para realizar atividade física e respetivos riscos.

Estão disponíveis, a nível nacional, ferramentas digitais de apoio a esta intervenção nos softwares clínicos de registos de consulta (SClínico) e prescrição de cuidados médicos (PEM – Prescrição Eletrónica Médica), sendo possível registar o nível de atividade física e de comportamentos sedentários dos utentes.

Estes recursos, disponíveis desde o final de 2017/2018, permitiram que, até dezembro de 2018, 63 817 utentes tenham tido o seu nível de atividade física avaliado em contexto de consulta de rotina, tendo sido emitidos mais de 13 mil guias de aconselhamento breve, com recurso a estas ferramentas digitais.

No contexto do projeto-piloto de promoção da atividade física no SNS que está a ser implementado, importa testar o impacto desta intervenção em termos de resultados em saúde e custo-efetividade.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock