Encontro composto por oito ateliês

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem organiza Encontro Internacional de Edição Científica

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) realiza, entre os dias 7 e 9 de julho, o seu Encontro Internacional de Edição Científica, como «resposta à responsabilidade social de comunicar a ciência com o público», enquanto «património que é de todos e deve estar acessível a todos».

Que lugar ocupam o investigador, o leitor, os revisores e os editores neste complexo sistema? Como se faz a difusão do conhecimento? Que lugar ocupa o público nesta divulgação do conhecimento? Perguntas que a UICISA: E, acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), coloca ao apresentar este encontro, constituído por oito workshops, através dos quais se vai procurar «discutir quais os modelos que melhor respondem aos importantes desafios de uma ciência eficiente, transparente, confiável e reprodutível.

“Metodologia: Aprender com os erros dos outros”, “Escrita científica para principiantes”, “O olhar do Editor na avaliação do artigo científico”, “Writing for Publication in Nursing Research”, “Projeto de investigação: reflexões sobre significado e prática”, “Gestão em editoração científica”, “Revisão Sistemática da Literatura” e “Boas práticas editoriais de publicação científica”, são os títulos dos workshops programados para os três dias (consultar horário da cada ateliê formativo no sítio do evento na Internet).

O Encontro Internacional de Edição Científica da UICISA: E termina com o lançamento, dia 9 à tarde (14h00), da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Enfermagem Portugal, no qual intervirão Aida Mendes (Presidente da ESEnfC), João Apóstolo (coordenador científico da UICISA: E), Diego Gonzalez Machín (diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME/OPAS/OMS), Francisco Lana (coordenador da BVS Enfermagem Internacional) e Tereza Barroso (coordenadora da BVS Enfermagem Portugal).

A BVS Enfermagem Portugal será, de acordo com a organização do evento, «um importante marco para promover a difusão do conhecimento científico de enfermagem em Portugal, constituindo uma montra nacional e internacional, em particular nos restantes países da Rede BVS Enfermagem».

Trata-se de um recurso que «permite o acesso à produção científica da enfermagem compilada», bem como a «outras fontes de informação relevantes para a disciplina».

 

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)