Protocolo TBY

Unidade Cérebro Vascular do CHULC reconhecido como centro de topo

A Unidade Cérebro Vascular do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foi reconhecida como centro de topo pela alta qualidade da informação registada na SITS – Plataforma de Implementação Segura de Tratamentos no Acidente Vascular Cerebral (AVC), no que ao protocolo TBY diz respeito.

Todos os anos a SITS anuncia os 20 centros com o melhor recrutamento de pacientes e alta taxa de integridade dos dados (maior ou igual a 90%) no registo. A contribuição visa garantir excelência no tratamento agudo e prevenção secundária de AVC, bem como facilita os ensaios clínicos.

A plataforma SITS permite aos vários centros compararem os seus resultados de tratamento com os restantes centros. O registo é gratuito e contempla várias formas interativas de acesso aos dados, como trombólise IV, trombectomia, fibrilação atrial e registo geral de AVC.

A SITS nasceu em 1996 como uma iniciativa dos participantes em estudos de trombólise randomizada de acidente vascular cerebral da Europa-Austrália.

A União Europeia (UE) solicitou que todos os pacientes tratados com trombólise fossem registados na SITS por um período de três anos. O registo tornou-se uma condição para aprovação do tratamento com trombólise intravenosa na UE.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock