Dados da European Cancer Organisation

Um milhão de casos de cancro podem ter ficado por diagnosticar em toda a Europa devido à pandemia

Cerca de um milhão de casos oncológicos na Europa estão a ser ignorados devido à Covid-19, de acordo com os dados publicados pela European Cancer Organisation.

Estes números são um alerta claro para os desafios que enfrentam os serviços de cuidados oncológicos na Europa durante a pandemia e coincidem com o lançamento da Time To Act, a campanha da European Cancer Organisation, que tem por objetivo exortar o público, doentes oncológicos, dirigentes e profissionais de saúde a garantir que a Covid-19 não continue a prejudicar o combate ao Cancro.

De acordo com os dados, estima-se que 1 milhão de casos oncológicos podem não ter sido diagnosticados na Europa e que 100 milhões de testes de rastreio oncológico não foram realizados na Europa durante a pandemia, conduzindo a diagnósticos tardios e a uma diminuição da sobrevivência geral.

1 em 2 pessoas com potenciais sintomas oncológicos não foram encaminhadas com urgência para diagnóstico e 1 em cada 5 doentes oncológicos na Europa ainda não recebe, atualmente, o tratamento cirúrgico ou de quimioterapia de que necessita.

As informações dos dados e a campanha Time To Act, disponível em mais de 30 línguas, incluindo a língua portuguesa, vão ser apresentados num evento virtual no próximo dia 27 de outubro, contando com a colaboração de líderes políticos europeus e nacionais, incluindo António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde, Sara Cerdas, Parlamento Europeu, Grupo S&D, Vice-Presidente do 'Special Committee on Beating Cancer' (BECA) e Manuel Pizarro, Parlamento Europeu, Grupo S&D, Membro do 'Committee on the Environment, Public Health and Food Safety'.

“As descobertas colocam o impacto da Covid-19 no Cancro, em foco. Precisamos desesperadamente de medidas urgentes ao mais elevado nível das políticas europeias e nacionais para resolver os pendentes do cancro, restaurar a confiança nos serviços oncológicos e combater a escassez de força de trabalho/abastecimento”, alertou Matti Aapro, Presidente da European Cancer Organisation.

Sara Cerdas, Vice-Presidente do 'Special Committee on Beating Cancer' (BECA), referiu que “o Plano Europeu de Luta contra o Cancro integra os esforços para uma verdadeira União Europeia para a Saúde. São cerca de 4 mil milhões de euros, numa luta que se reveste de uma maior relevância após a pandemia causada pela COVID-19 e todos os desafios e dificuldades acrescidos para os sistemas de saúde. Ninguém pode ficar para trás e é através de uma ação conjunta, a todos os níveis, e coordenada que encontraremos novas soluções para ajudar a ultrapassar os desafios existentes.”

Como parte da campanha Time To Act, os cidadãos europeus são encorajados a representarem o seu papel, ao estarem atentos aos sinais de aviso comuns do cancro (por ex., hemorragia quando vai à casa de banho, um nódulo no peito, dificuldade em engolir, perda de peso repentina) e dirigirem-se de imediato ao médico se apresentarem sintomas suspeitos. "Comparecer às marcações de rastreios oncológicos também é crucial para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce quando o cancro pode ser tratado de forma mais eficaz. Para os doentes oncológicos, o tratamento não pode ser atrasado e incentivamo-los a insistirem para que o seus programas de tratamentos oncológicos sejam mantidos. A campanha reafirma ainda a missão da European Cancer Organisation em apoiar os profissionais de saúde no seu compromisso em oferecer ótimos cuidados para o benefício dos seus doentes", sublina a organização.

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay