Evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre dia 23 de julho

“Um Dia Pela Vida - Barcelos 2022” junta as pessoas na luta contra o Cancro

A cidade de Barcelos é o palco para mais uma edição do “Um Dia Pela Vida”, 10 anos depois da primeira edição, no próximo dia 23 de julho, a partir das 9h30, no Jardim das Barrocas, junto à Praceta Francisco Sá Carneiro.

O evento inicia pelas 9h30 e encerra por volta das 2h00 da manhã do dia seguinte, em plena margem do Rio Cávado. Uma arruada, acompanhada pela Banda do Galo, pelos motards dos Moto Galos, vencedores, Fanfarra e pela “Chama da Vida”, dá o mote para o arranque do evento. A meio do percurso, há uma paragem em frente ao edifício da Câmara Municipal de Barcelos, onde o Presidente Mário Constantino, e vereadores, aguardam, sendo convidados a seguir na arruada até ao seu final, junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Nesse momento, haverá cerimónia de agradecimentos, pelo Presidente da Câmara, pelo Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Vítor Veloso, pela Comissão Regional e por um/a vencedor/a. 

Mas o dia e a noite estarão repletos de eventos e atividades. Uma Praça da Alimentação aberta durante todo o tempo e dinamizada pelas equipas participantes, assim como eventos de animação infantil. Haverá atividades desportivas – destacando-se uma Maratona de Cycling juntando todos os Ginásios do concelho de Barcelos –, concertos e atuações no palco principal, terminando com um rol de cerimónias de pendor mais sentimental (NB1: segue, em anexo, programa provisório). 

Resumidamente, o “Um Dia Pela Vida” é um projeto organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society.  No mundo, 30 nações já fazem parte deste projeto que, a nível internacional, é designado por Relay For Life. Tem como objetivos: (a) Alertar para a prevenção; (b) Afastar os medos da doença; (c) Apelar aos rastreios; e (d) Angariar fundos para as atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), nomeadamente, para os programas de prevenção, rastreio, apoio ao doente oncológico e à investigação (NB2: segue, em anexo, documento mais extenso sobre o “Um Dia Pela Vida”, de autoria de Conceição Clavel, Coordenadora-Geral do UDPV Norte). 

 

Fonte: 
Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte