9 de fevereiro

ULS de Coimbra dá formação a equipas de trauma

Decorre, amanhã, no Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), mais uma edição do Curso de Equipas de Trauma. “Trata-se de uma formação baseada em cenários simulados, cujo objetivo é melhorar a preparação das nossas esquipas”, explica Henrique Alexandrino, médico especialista em cirurgia geral, diretor do Curso de Equipas de Trauma e membro da Comissão de Trauma desta instituição, acrescentando: “queremos melhorar a capacidade de resposta dos nossos profissionais, especialmente em competências não técnicas, como a liderança, a tomada de decisão e a capacidade de comunicação”.

O responsável explica que “este curso está pensado para equipas multidisciplinares, de médicos de especialidades como anestesia, cirurgia geral, medicina intensiva e ortopedia, entre outras, e enfermeiros de urgência, que pertencem à equipa de Trauma do hospital”.

O Curso de Equipas de Trauma visa responder à Via Verde do Trauma (VVT), aprovada no final de 2022. Henrique Alexandrino frisa que “na ULS Coimbra a Via Verde do Trauma já se encontra plenamente implementada, graças em grande parte ao esforço formativo que temos vindo a fazer nos últimos três anos”.

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, destaca que “o investimento em conhecimento e melhoria contínua é uma das linhas estratégicas da ULS Coimbra. A nossa ULS investe continuamente na formação dos seus profissionais, porque sabemos que essa é a melhor forma de assegurar a excelência dos cuidados de saúde que prestamos. Vamos continuar a desenvolver a formação e a transferência de saber dentro da ULS Coimbra”, remata o responsável.

Este curso, que já vai na sua 15ª edição, foi criado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, já contribuiu para a formação de equipas de trauma de Viseu e Leiria, sendo parte integrante do programa da pós-graduação em Catástrofe da Universidade de Coimbra. “Este trabalho de formação contribui para a afirmação da ULS Coimbra como Centro de Trauma de Nível I, tanto a nível regional, como a nível nacional”, conclui Henrique Alexandrino.

 
Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock