Sob o mote "Saúde Renal para todos"

ULS de Coimbra associa-se às celebrações do Dia Mundial do Rim

A Unidade de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) associa-se às celebrações do Dia Mundial do Rim, que este ano tem como lema "Saúde renal para todos - promoção do acesso equitativo aos melhores cuidados e tratamentos", com um programa dirigido às crianças. Esta iniciativa decorre entre os dias 11 a 14 de março, no Hospital Pediátrico e na comunidade escolar.

No dia 11 de março, entre as 10h30 e as 12h decorre uma narração teatral ”No dia em que o lobo fugiu das histórias” encenada pela associação artística, literária, educacional e lúdica “Recortar Palavras”, dirigida às crianças internadas nos Serviços do Hospital Pediátrico e a crianças convidadas de escolas de Coimbra.

No dia 13 de março, entre as 10h30 e as 12h tem lugar a “Hora do Conto – Madalena na Nefrologia”, atividade que será desenvolvida pelo grupo de Educadoras do Hospital Pediátrico adstritas aos Serviços de Internamento e Hospitais de Dia, com a colaboração do Professor de Música. Este momento serve também para assinalar o lançamento do respetivo livro educativo - Madalena na Nefrologia, cujo texto é da autoria da Enfermeira Rute Serra, elemento da equipa de Nefrologia Pediátrica.

No dia 14 de março, Dia Mundial do Rim, entre as 10h30 e as 12h10 tem lugar uma sessão educativa dinamizada pelos médicos e enfermeiros da Unidade de Nefrologia Pediátrica, destinada a alunos do 5º e 6ºanos de escolaridade que será desenvolvida no Colégio Rainha Santa Isabel. A duração da atividade será de aproximadamente 45 minutos e haverá, ainda, um tempo adicional, 30-45 minutos, para discussão e participação ativa dos alunos.

Ainda ao longo do dia 14 de março vai haver animação lúdica e musical a cargo da Operação Nariz Vermelho nos vários Serviços de Internamento do Hospital Pediátrico, Hospitais de Dia e áreas comuns (salas de espera), com a colaboração do Professor de Música e das Educadoras.

A propósito da celebração deste ano, Carmen do Carmo, médica da Unidade de Nefrologia Pediátrica da ULS Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica (SPNP), refere “acreditamos que o tema de 2024 é atual e necessário, reconhecendo a necessidade de uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento”.

Pretende-se sensibilizar para a importância de garantir o acesso equitativo aos cuidados e tratamentos a todos os que vivem com doença renal, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a reduzir a progressão da doença. Avanços terapêuticos recentes têm demonstrado sucesso significativo no atraso da progressão da doença renal crónica, permitindo também reduzir as complicações associadas. Infelizmente, nem todos têm igual acesso a estes cuidados e tratamentos.

Carmen do Carmo continua para dar conta que “esta abordagem deve envolver múltiplos níveis, incluindo as políticas de saúde, os sistemas de saúde, os profissionais, os doentes e as suas famílias”. Sinaliza ainda a importância de cruzar estes temas com artes como “o teatro, a música e a literatura pois facilitam a transmissão de informação relevante à comunidade com ganhos na literacia para a saúde”.

Carolina Cordinhã é médica da Unidade de Nefrologia Pediátrica da ULS Coimbra e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Nefrologia da Comunidade da SPNP, e alude “aos desafios que às crianças e adolescentes com doença renal são colocados diariamente, com impacto significativo na sua qualidade de vida, das suas famílias e nas comunidades em que se inserem. Por isso, é com grande entusiasmo que participamos nesta campanha internacional anual, através do Grupo de Trabalho de Nefrologia da Comunidade com desenvolvimento de várias atividades a nível nacional (continente e ilhas) para assinalar o Dia Mundial do Rim”.

Carmen do Carmo esclarece que “a criação de Grupos de Trabalho (GT), no âmbito da SPNP como é o caso do GT de Nefrologia da Comunidade, o qual desenvolve a sua atividade em áreas de grande interesse para a Nefrologia Pediátrica são muito importantes” e prossegue apontando algumas das razões principais como: “melhorar o tratamento dos doentes renais ao promover e facilitar a pesquisa e o debate em áreas específicas e incrementar a comunicação entre especialistas com interesses semelhantes”.

Carolina Cordinhã acrescenta que “o Grupo de Trabalho de Nefrologia da Comunidade através da promoção de ações de formação comunitária contribui de forma significativa para a literacia para a saúde, pois acreditamos que a intervenção junto à comunidade representa um pilar fundamental na melhoria de cuidados destes doentes, nomeadamente no que respeita à consciencialização sobre a importância da saúde renal, fatores de risco, comportamentos preventivos e como viver com doença renal”.

 

Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica (SPNP)