Adesão gratuita

ULS Coimbra disponibiliza App do utente para doentes do Hospital Pediátrico

MyCHUC é a Aplicação do utente da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), ao nível dos cuidados de saúde hospitalares, que disponibiliza informação relativa aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), do Hospital Geral (HG), do Sobral Cid (SC), da Maternidade Daniel de Matos (MDM) e da Maternidade Bissaya Barreto (MBB). A partir de agora, a aplicação – de adesão gratuita - disponibiliza também informação relativa ao Hospital Pediátrico (HP) e, em breve, informação relativa ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, e ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), na Tocha.

“A aplicação é um importante canal de comunicação, interação e contacto entre a ULS Coimbra e os seus utentes, bem como com a comunidade em geral”, explica o Vogal Executivo do Conselho de Administração, Diogo Saudade Vieira, acrescentando que a ferramenta “permite ao utente aceder comodamente, a partir do telemóvel, computador ou tablet, a qualquer hora, de forma fácil e segura, a um conjunto de funcionalidades e informações pessoais relativas aos cuidados hospitalares”.

Qualquer cidadão consegue aceder à APP sem se registar, sendo que, neste caso, terá acesso limitado às informações de caráter geral/institucional. O suporte para autenticação na aplicação é feito através do sistema de chave móvel digital ou, em alternativa, através do número de telemóvel e do número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde que o número de telemóvel seja o que está registado no processo hospitalar.

Por sua vez, o desenvolvimento informático entretanto realizado na APP, veio permitir que cada utilizador possa adicionar ao seu registo as contas de utilizador relativas a descendentes menores, que sejam utentes dos hospitais integrados na ULS Coimbra (à exceção do HAJC e CMRRC-RP, para já). Tal permitirá que os pais possam receber as notificações de alerta e consultar informações relativas aos seus filhos menores. Para tal, basta que o número de telemóvel conste como contacto do utente menor no Sistema de Informação da ULS Coimbra. “Neste momento ainda não é possível associar ascendentes à área pessoal, mas esperamos conseguir oferecer mais essa funcionalidade em breve”, destaca Diogo Saudade Vieira.

A App MyCHUC – cujo nome e imagem vai sofrer um rebranding, em breve, fruto da nova organização em Unidade Local de Saúde - permite receber notificações de alerta sobre marcações, reagendamentos, cancelamentos e informações de consultas futuras; histórico dos cuidados hospitalares na ULS Coimbra (todos, menos do HAJC e CMRRC-RP); comprovativos de presença; pedidos de consulta e de cirurgia que aguardam agendamento; consulta dos tempos médios de espera das urgências hospitalares da ULS Coimbra; entre outras funcionalidades.

Através da App é possível, ainda, fazer pedidos de relatórios clínicos, o que permite que o doente os receba em sua casa sem ter que se deslocar ao hospital. Os quiosques virtuais, por sua vez, permitem ao doente, desde que este esteja localizado na proximidade do local onde a consulta vai ser realizada, efetivar a consulta e receber notificações sempre que há necessidade de interação com o doente (chamada para o gabinete, secretariado, etc.).

Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.