Apresentação Pública decorre dia 8 de março

ULS Coimbra abre portas à apresentação final dos projetos do Programa Integrar+

O Programa Integrar+ é uma iniciativa da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) para incentivar e implementar as ideias dos profissionais de saúde para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados de saúde. O objetivo é criar e reforçar uma cultura de colaboração e integração de cuidados centrados no doente.

Depois da fase de Bootcamp, que serviu para estruturar e avançar com os projetos, o Programa Integrar+, segue agora com a apresentação pública dos 12 projetos semifinalistas e com a seleção dos dois projetos vencedores que verão o seu projeto implementado no terreno. A sessão de apresentação final dos projetos do programa Integrar+ é já na próxima sexta-feira, dia 8 de Março, no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), às 14h30.

O Júri do Integrar+ será composto por Cláudia Nazareth, Diretora Clínica para a Área dos Cuidados Hospitalares da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra); Almerinda Rodrigues, Diretora Clínica para a Área dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Coimbra, e Áurea Andrade, Enfermeira Diretora da ULS Coimbra. Os critérios que servirão de base à avaliação dos projetos por parte do júri serão: 1) Sucesso esperado – Qual é o problema atual e o que é que esperam alcançar? 2) Como é o novo percurso proposto? – Quem será impactado pelo novo percurso e de que forma? 3) Qual a estratégia para a implementação? – O que vai ser preciso fazer para mobilizarmos as pessoas para esta mudança?

“O Programa Integrar + foi criado para ouvir, explorar e implementar as ideias mais inovadoras de quem trabalha diariamente com os doentes. Com a nova reforma das ULS, os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares estão mais integrados e este projeto permite aos profissionais de saúde explorar novas abordagens que impulsionem a integração de cuidados centrados no doente”, explica Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, acrescentando: “foi uma satisfação ver surgir tantas ideias tão boas e tão bem estruturadas, que depois de implementadas vão aportar muitas mais-valias ao percurso do utente e à integração de cuidados. As pessoas aderiram em número e em qualidade a esta iniciativa e estamos muito satisfeitos com os projetos que vamos apresentar, pelo que convidamos todos e todas a juntarem-se a nós na sua apresentação pública”.

“Como criar percursos integrados na ULS?”. Foi este o desafio lançado às equipas que se candidataram ao programa Integrar+, constituídas por elementos hospitalares e de cuidados de saúde primários. O objetivo foi “reforçar, desde o início da ULS, uma cultura de colaboração entre os vários profissionais e serviços e estimular a construção de projetos de integração na ULS, construídos pelos profissionais”, explica Alexandre Lourenço.

“Estamos no início da implementação de um novo modelo de cuidados, as ULS, que procuram facilitar a colaboração e articulação entre os diferentes níveis e tipos de cuidados. A ideia faz todo o sentido e a sua implementação na prática depende da mobilização e envolvimento de todos profissionais de saúde, de todas as unidades. É exatamente esse o objetivo do Programa Integrar+, ao procurar apoiar os profissionais a pensar, construir e implementar projetos de integração de cuidados”, destaca o cofundador da nobox e médico especialista em Saúde Pública, Diogo Silva.

No próximo dia 8 serão apresentados publicamente os doze projetos semifinalistas. Entre estes serão selecionados dois projetos vencedores, que terão acesso a um programa de apoio e consultaria com a nobox para a implementação do projeto no terreno. Através desta bolsa, a ULS Coimbra espera “criar espaço e dar apoio aos profissionais de saúde para desenvolverem e implementarem as suas ideias para uma ULS mais integrada e centrada no utente”.

 
Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ULS Coimbra