UE prepara processo contra Astrazeneca por falha na entrega de vacinas

De acordo com o jornal “Politico”, a Comissão levantou esta iniciativa numa reunião de embaixadores na passada quarta-feira tendo a maioria dos países do bloco apoiado a decisão de processa e empresa, uma vez que não tinha conseguido entregar as doses de vacinas acordadas na região.
Um diplomata, citado pela publicação, esclareceu que o objetivo dos procedimentos legais é tornar obrigatório que a AstraZeneca forneça as doses previstas no seu contrato com a UE.
Dois dos participantes na reunião diplomática explicaram também que havia um prazo fixado no final desta semana, altura em que os países da UE têm de aprovar o início de um processo judicial.
Recorde-se que o mau estar entre o bloco europeu e a farmacêutica surgiu em janeiro passado, quando a AstraZeneca disse que não podia oferecer a quantidade de doses inicialmente comprometidas com a União Europeia.
No final do primeiro trimestre de 2021, a empresa entregou 30 milhões de doses aos países da UE, em vez dos 100 milhões prometidos no seu contrato. Esta escassez dificultou gravemente as campanhas de vacinação nos países europeus.
A empresa prevê a entrega de cerca de 70 milhões de doses até ao final do segundo trimestre do ano, altura em que deveria ter entregue as 300 milhões de doses seguras no contrato da UE, de acordo com a publicação.