Acordo de compra

UE garante mais 100 milhões de doses das vacinas da Pfizer e da BioNTech

A Pfizer e a BioNTech vão fornecer mais 100 milhões de doses da vacina Covid-19, baseada em mRNA, elevando para 600 milhões o número total de doses a serem entregues à União Europeia. A medida decorre da decisão da UE de exercer a sua opção de adquirir mais doses ao abrigo de um acordo de compra alargado assinado em fevereiro.

“Até à data, cumprimos todos os nossos compromissos de fornecimento à Comissão Europeia e planeamos entregar 250 milhões de doses à UE no segundo trimestre, um aumento quatro vezes superior à quantidade acordada no primeiro trimestre", afirmou o CEO da Pfizer, Albert Bourla. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez recentemente eco destes sentimentos, salientando que a empresa "cumpriu os seus compromissos e está a responder às nossas necessidades". As suas observações vieram a par de uma divulgação de que a UE também iniciará negociações para comprar 1,8 mil milhões de doses de Comirnaty até 2023.

UE parece favorecer vacinas baseadas em mRNA

Na semana passada, um relatório dizia que a UE não iria renegociar os contratos de fornecimento para as vacinas COVID-19 baseadas em vetores da AstraZeneca e johnson & Johnson, após término dos contratos este ano, centrando-se antes nas imunizações baseadas em mRNA. Uma fonte do Ministério da Saúde italiano sugeriu que este seria um "triunfo" tanto para o mRNA-1273 da Comirnaty como para a Moderna, que se baseia em tecnologia semelhante.

 

 

Fonte: 
GlobeNewswire
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay