Dia Mundial da Trombose assinala-se a 13 de outubro

Trombose é a segunda causa de morte em doentes com cancro

A trombose é uma patologia com grande impacto na vida dos doentes. No Dia Mundial da Trombose, que se assinala a 13 de outubro, a LEO Pharma, empresa farmacêutica líder nesta área, salienta que, apesar dos mais recentes avanços na área do diagnóstico, a trombose continua a ser uma das principais causas de morte em doentes com cancro, apenas ultrapassada pela evolução do próprio tumor.

A ocorrência do Tromboembolismo Venoso (TEV) no decurso da doença oncológica confere um mau prognóstico e aumenta o risco de recorrência, o qual se encontra elevado nos 3-6 primeiros meses, podendo persistir até 10 anos após o episódio inicial. A elevada morbilidade associada ao TEV no doente oncológico conduz a hospitalização por maiores períodos de tempo, atrasos ou descontinuação de quimioterapia, risco hemorrágico e de recorrência aumentado, síndrome pós-trombótico e compromisso da qualidade de vida do doente.

A LEO Pharma, através da sua Unidade de Trombose, promoveu o primeiro estudo epidemiológico a nível ibérico sobre o risco de trombose em doentes com cancro ativo, tratados com quimioterapia, terapia hormonal ou biológica, no qual participaram cerca de 2.000 doentes de 70 hospitais em Portugal e Espanha. Designado por CARTAGO (CARacTerizAção do risCO de trombose em doentes com cancro), o objetivo deste estudo passa por instituir uma ferramenta que possa estratificar o risco de trombose na população oncológica, portuguesa e espanhola. De acordo com o Dr. Esteve Colomé, Diretor Médico da Unidade de Trombose da LEO Pharma Ibéria, "o risco de um evento trombótico em doentes oncológicos é elevado em ambiente hospitalar e em ambulatório, especialmente nos casos de tumores com elevado risco trombótico, tais como tumores pulmonares, pancreáticos ou urológicos".

O TEV é uma complicação clínica relevante que pode apresentar-se como trombose venosa profunda (TVP) ou tromboembolismo pulmonar (EP). O risco de TEV é 3-5 vezes maior nos doentes com cancro, submetidos a cirurgia, e até seis vezes maior nos doentes sob quimioterapia.

A LEO Pharma, com mais de 70 anos de experiência em investigação, desenvolvimento e produção de heparinas de baixo peso molecular, está empenhada em melhorar a prevenção e tratamento do tromboembolismo venoso e os casos em que a trombose convive com outras patologias, tais como o cancro.

Conscientes do impacto na mortalidade e morbilidade da trombose associada a cancro, torna-se necessário atuar no aumento da consciencialização desta problemática ao nível dos doentes, profissionais de saúde e entidades reguladoras. Neste âmbito, O GESCAT (Grupo de Estudos de Cancro e Trombose), em parceria com a LEO Pharma, promove no próximo dia 6 de novembro de 2021, uma reunião destinada ao doente, onde se pretende, entre os vários intervenientes desta área, debater e esclarecer os principais fatores que atuam na otimização da gestão da trombose e cancro. Entre vários temas, teremos uma sessão de esclarecimento sobre os sinais e sintomas do TEV, será discutida a importância da sua prevenção, o impacto na qualidade de vida do doente e a importância do correto acesso às terapêuticas anticoagulantes, como fator de sucesso na gestão desta patologia.

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock