Estados Unidos

Três doses podem tornar-se regime padrão no plano de vacinação Covid19, diz Fauci

Três doses da vacina Covid-19 podem tornar-se o regime padrão para a maioria das pessoas, disse quinta-feira o conselheiro médico-chefe da Casa Branca, Anthony Fauci, durante uma conferência de imprensa.

Um estudo realizado em Israel mostrou uma melhoria drástica na proteção entre os recetores de três doses da vacina da Pfizer/BioNTech, habitualmente administrada em duas doses, justificou Fauci. Se os ganhos durarem, "é muito provável que um regime de três doses seja o regime de rotina", disse.

No entanto, a durabilidade da imunidade terá de ser confirmada quando os dados forem apresentados à Food and Drug Administration, referiu ainda.

A administração Biden está a ser alvo de críticas a respeito do plano, anunciado no mês passado, para disponibilizar três doses da vacina contra a Covid-19, a todos os norte-americanos, oito meses após a segunda dose, já a partir do final de setembro.  Alguns críticos dizem que a Casa Branca está a adiantar-se às autoridades de saúde pública e do medicamento dos EUA, que ainda têm de dar o seu aval.

Os peritos em saúde ainda não sabem se as vacinas Covid-19 serão administradas num esquema regular e repetitivo, como vacinas anuais contra a gripe.

 

Fonte: 
Bloomberg
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay