Tecnologia não cirúrgica é cada vez mais uma alternativa à cirurgia

Tratamentos de estética destinados à região das pálpebras encontram-se em ascensão em Portugal

Os tratamentos de estética destinados à região das pálpebras encontram-se em ascensão em Portugal, já existindo tecnologias não cirúrgicas dirigidas à retração da pele sem a remover, sendo alternativas à blefaroplastia. Esta é a opinião do médico e cirurgião especialista em cirurgia plástica, João Martins, da Myface Clinic, em Lisboa, baseada na evidência e experiência profissional.

O procedimento AccuTite apresenta-se como uma alternativa à cirurgia e permite, através do aquecimento de áreas específicas ao nível das pálpebras, que as camadas mais profundas da pele recebam maior quantidade de energia, retraindo-se e eliminando o excesso de tecido. A energia produzida no interior é dirigida da profundidade para a superfície, sendo a temperatura controlada por dois sensores, o que torna o procedimento confortável e muito seguro. 

“Trata-se de um novo tratamento baseado na tecnologia RFAL (lipólise assistida por radiofrequência), que tem vindo a exceder as expectativas e a apresentar resultados muito similares aos da blefaroplastia, atuando nas camadas mais profundas da pele e permitindo não só eliminar o excesso de pele, como até retraí-la”, explica João Martins. 

O procedimento tem a capacidade de alcançar as áreas mais profundas, o que não é possível com outras tecnologias mais superficiais. Além disso, não deixa cicatrizes, é menos agressivo para os tecidos e permite um período de recuperação quase nulo, uma vez que não são realizados cortes na pele. 

“Ao não exigir a remoção da pele, este tratamento também pode reduzir riscos associados como o ectropion, por exemplo, em que a pálpebra se dobra para fora”, acrescenta.

As sessões de tratamento podem ser realizadas com anestesia local, em ambulatório, numa sala de pequena cirurgia e têm uma duração de cerca de 30 minutos. O resultado da redução de gordura é quase imediato e a retração da pele ocorre durante as primeiras semanas, com particular evidência entre as primeiras quatro a seis semanas após o tratamento e com melhorias até cerca de um ano. Nos primeiros cinco a sete dias, recomenda-se massagem local e a manutenção de um estilo de vida saudável. 

 “O paciente ideal para o tratamento é aquele que apresenta um excesso de pele moderado, especialmente na pálpebra inferior, e bolsas de gordura excessivas, os chamados papos”, diz o João Martins. 

Tanto na fase de pré e de pós-tratamento, e tal como em todos os procedimentos, deve-se evitar consumo de tabaco nos dois meses anteriores, não devem ser consumidas bebidas alcoólicas nas 48h prévias e posteriores e deve ser evitada qualquer medicação ou suplementação que possa provocar um aumento do risco de sangramento. A exposição solar direta e intensa deve também ser evitada na primeira semana.  

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay