Dados divulgados no Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

Transplantes subiram no primeiro semestre do ano

De acordo com a Coordenação Nacional da Transplantação, o número de transplantes realizados em Portugal subiu no primeiro semestre do ano, registando-se um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado.

Os dados, revelados a propósito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, mostram que nos primeiros seis meses deste ano houve um total de 163 dadores de órgãos (dadores falecidos e dadores vivos), mais 22 do que no período homólogo de 2020, sendo que 143 foram dadores falecidos (mais 21).

Nos primeiros seis meses deste ano foram feitos 27 transplantes cardíacos, mais 12 do que em igual período do ano passado, 201 renais (mais 33), 99 hepáticos (mais 10) e 24 pulmonares (mais cinco). Os transplantes pancreáticos baixaram relativamente ao período homólogo, com oito realizados no primeiro semestre deste ano (menos seis).

De acordo com os dados do Instituto Português do Sague e da Transplantação (IPST), no primeiro semestre foram colhidos 424 órgãos (mais 78) e que a taxa de utilização foi de 82% (349 transplantados).

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay