Dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Transplantes caem 20% em 2020

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, o número de transplantes de órgãos caiu cerca de 20% face ao ano anterior. O mês de março, quando foi decretado o primeiro estado de emergência nacional, fica para a história também como aquele em que se realizaram menos transplantes.

Os dados mostram que no ano passado foram transplantados 684 órgãos de dadores falecidos, menos 184 que no ano anterior. Em janeiro do último ano foram realizadas 78 intervenções cirúrgicas para transplantação. O número diminuiu abruptamente em março, quando foram realizadas apenas 25, o número mais baixo de 2020.

Este abrandamento coincide com o período em que a Covid-19 apareceu em Portugal, revela a TSF. Segundo o IPST, o número de transplantes voltou a subir durante a primavera e o verão, no entanto, com o aumento dos casos de Covid-19 em outubro, voltou a registar-se uma queda nas intervenções.  De 86 passaram para 42 cirurgias.

Os dados revelados pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação mostram ainda que em 2020 morreram 253 dadores, menos 94 do que em 2019, o que representa um recuo de 27%.

Os transplantes renais e hepáticos foram os mais realizados, e a média de idades dos dadores falecidos em 2020 foi de 57 anos. Em 2019, a média era de 61. A principal causa de morte dos dadores foi o acidente vascular cerebral.

 

Fonte: 
TSF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay