Iniciativa organizada pela Angelini Pharma

Trabalhos vencedores dos Prémios AUA! focados em soluções para futuras crises em saúde

O projeto “+ Segura” um sistema de apoio à gestão terapêutica, dirigido a profissionais de saúde, e a reportagem “Todos os minutos e estímulos contam na luta contra a demência. A pandemia roubou alguns a Regina e Rosa” são os trabalhos vencedores do Angelini University Award (AUA!) e da 4.ª edição do Prémio de Jornalismo. A iniciativa organizada pela Angelini Pharma, que já conta com 12 edições, este ano teve como tema central “Soluções de Crises em Saúde: Identificar, gerir e cuidar” e procurou desafiar jovens universitários a pensarem sobre soluções inovadoras para futuras crises, na área da saúde.

O projeto “+ Segura”, distinguido com o primeiro prémio no valor de 10 mil euros, é um sistema de apoio à gestão terapêutica, dirigido a profissionais de saúde, que procura aumentar a eficácia e segurança no processo de gestão terapêutica e foi desenvolvido por estudantes da Universidade NOVA de Lisboa - NOVA Medical School. O sistema + Segura traz a vertente inovadora de integrar automaticamente toda a informação do utente, tornando-a acessível a todos os profissionais de saúde, complementando os atuais sistemas de prescrição. Em simultâneo, o projeto sugere também o desenvolvimento de uma aplicação móvel para utentes, que fomente o papel ativo destes na gestão da sua medicação e aumento da literacia em saúde.

Em segundo lugar ficou o trabalho ReCov19 - Recovery from COVID-19, um projeto comunitário totalmente gratuito e adaptado ao contexto atual de telerreabilitação que procura garantir o distanciamento imposto pela pandemia, providenciando uma reabilitação respiratória viável dos utentes, feito por estudantes da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Recebeu um prémio no valor de 5 mil euros.

 A estes dois projetos vencedores junta-se o trabalho “Sistema Colaborativo para gestão e monitorização de cuidados de saúde no domicílio através de uma app/ plataforma digital e algoritmos inteligentes”, vencedor da votação do público, dos estudantes do Instituto Politécnico de Braga. Este projeto tem em vista a possibilidade de digitalizar, automatizar e otimizar o processo operacional e de gestão de visitas domiciliárias, capacitando as entidades de saúde com ferramentas digitais e inteligência artificial.

Do júri da edição dos Prémios AUA! deste ano fizeram parte Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Telo de Arriaga – Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção Geral da Saúde e Miguel Xavier – Subdiretor, Presidente do Conselho Científico e Professor Catedrático da Nova Medical School. Os critérios de avaliação dos mais de 100 projetos a concurso foram a inovação, criatividade, metodologia utilizada, pertinência do projeto e a viabilidade da sua implementação.  

Paralelamente à realização dos Prémios AUA!, decorreu também a 4.ª edição do Prémio de Jornalismo e a Conferência “Reflexões AUA! Como será o futuro pós pandemia”.

O Prémio de Jornalismo também foi ligado ao tema “Soluções de Crises em Saúde: Identificar, gerir e cuidar” e o trabalho vencedor foi o da jornalista Inês Moura Pinto, enquanto ainda trabalhava no Jornal Público, com a reportagem “Todos os minutos e estímulos contam na luta contra a demência. A pandemia roubou alguns a Regina e Rosa” que abordou a preocupante prevalência da demência em Portugal e de que forma é que esta foi prejudicada a nível de diagnóstico e tratamento, devido à pandemia da covid-19. O trabalho focou-se numa solução criada pelo Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, para melhorar a vida destes utentes durante o confinamento. A vencedora recebeu um prémio no valor de 2.500€.

A entrega dos prémios foi feita ontem, durante a tarde, numa Cerimónia que teve lugar no Teatro Thalia em Lisboa, onde decorreu também a Conferência “Reflexões AUA! Como será o futuro pós pandemia”. Nesta Conferência, foi feita a apresentação de um estudo sobre “Necessidades não atendidas e soluções para crises em saúde em Portugal”.

Todos os trabalhos vencedores e finalistas da 12.ª edição do Angelini University Award e da 4.ª edição do Prémio de Jornalismo serão disponibilizados no website da Angelini Pharma, como forma de agradecimento e reconhecimento a todos os participantes inscritos, aqui: https://www.angelinipharma.pt/.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.