TopoSEM®, projeto premiado pela ANI, deverá chegar ao mercado já no próximo mês

Lançar novos produtos e serviços inovadores no mercado é também o objetivo dos 34 projetos a concurso na 5ª edição do BfK Ideas, cuja final se realiza hoje, 27 de outubro, entre as 14h00 e as 17h00, no Convento de São Francisco, em Coimbra (ver lista em anexo).
A electron SoftView foi a empresa constituída para o desenvolvimento e comercialização do TopoSEM®, mantendo o estatuto de spin-off da Universidade do Minho.
Em síntese, o TopoSEM® fornece facilmente informações essenciais aos utilizadores SEM – Microscopia eletrónica, sem qualquer alteração de hardware ou modificações nas atividades habituais de funcionamento. Os potenciais clientes são fabricantes e utilizadores SEM, através de licenciamento de software e pay-per-use (na nuvem). Alguns intervenientes importantes no mercado já foram contactados.
A dimensão global do mercado SEM está estimada em cerca de 2,3 mil milhões de euros por ano, até porque o custo de cada dispositivo “supera muito facilmente o milhão de euros”, como explica Diego Martínez Martínez, CEO da electron SoftView.
“Estamos neste momento a realizar os mais recentes testes da TopoSEM® para avaliar a resposta dos utilizadores ao mesmo. Uma vez que se trata de um software científico, vamos começar a sondar a nossa rede de contactos dentro da comunidade de investigação académica (universidades, centros de investigação, entre outros), para, a médio prazo, atingirmos o estatuto de PME”.
Para João Borga, membro do Conselho de Administração da ANI, “é muito gratificante perceber que esta distinção e o acompanhamento que vai sendo dado aos projetos, nomeadamente, através do programa de aceleração tecnológica BfK Rise, tem este desfecho, e que é o objetivo último do programa Born from Knowledge, a transferência de conhecimento para a economia”. O responsável acrescenta: “Julgo que é também um incentivo para os 34 projetos que se apresentam este ano”.