Melhoria na qualidade de vida e bem estar

Teva Portugal implementa novo modelo de trabalho para promover conciliação entre vida pessoal e profissional

A empresa farmacêutica TEVA Portugal anunciou a introdução de um sistema de trabalho flexível que visa promover a conciliação entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, através de um modelo que combina a presença no escritório com o teletrabalho.

O programa resulta da experiência adquirida durante os meses de pandemia em que vigorou o regime de teletrabalho, ao longo dos quais os colaboradores da TEVA Portugal, apesar de dispersos geograficamente, superaram os objetivos traçados e confirmaram que o modelo de trabalho remoto não só é viável como, em muitos casos, é a resposta para um equilíbrio efetivo entre vida profissional, familiar e pessoal.

No regresso ao escritório, a empresa decidiu optar por um modelo capaz de conjugar os benefícios das duas formas de trabalhar. A iniciativa permite aos membros da equipa portuguesa usufruir de flexibilidade de horário, dentro de limites previamente estabelecidos, bem como trabalhar remotamente de acordo com as suas necessidades pessoais, em dias acordados, de forma a garantir o cumprimento de objetivos tanto ao nível individual como do negócio, e fomentar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 O programa abrange os 89 colaboradores da farmacêutica em Portugal e integra medidas como um horário flexível, com entrada e saída faseada durante duas horas e possibilidade de reduzir a pausa do almoço para 30 minutos para sair meia hora mais cedo; redução de horário às sextas-feiras; possibilidade de dois dias de teletrabalho fixos à escolha do empregado, com possibilidade de mudança para acomodar necessidades específicas e Terças-feiras “One Teva Day”, dia em que todos se reúnem no escritório para manter o convívio social e potenciar a colaboração.

Adicionalmente, junho volta a ser o “mês do bem-estar” para a equipa TEVA Portugal com a realização de aulas de ginástica nas instalações da empresa, sessões para alívio do stress e “mindfulness”.

O novo modelo de trabalho híbrido da TEVA Portugal foi concebido para ser adaptável às necessidades de cada colaborador e da sua equipa e confere-lhes maior flexibilidade e maior responsabilidade para potenciar o seu desempenho e a sua produtividade. 

Marta González Casal, diretora geral da TEVA Portugal afirma: “Enquanto empresa líder global em medicamentos genéricos e medicamentos biológicos, inovamos constantemente tanto ao nível do negócio como na forma como trabalhamos e gerimos as nossas pessoas. Ao conseguirmos combinar o potencial produtivo do teletrabalho com a colaboração do modelo presencial, encontramos o equilíbrio ideal entre produtividade e uma forte cultura de colaboração. O novo sistema de trabalho flexível agora implementado tem como objetivo valorizar os nossos colaboradores e dotá-los de ferramentas capazes de melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

 

 

Fonte: 
Comunhão de Ideias
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Teva Portugal