Covid-19

Testes rápidos no CHUCB permitem resultados em 45 minutos

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira iniciou a realização de testes rápidos para diagnóstico de infeção pelo SARS-CoV-2, que permitem obter resultados em apenas 45 minutos.

Em comunicado o Centro Hospitalar explica que "a tecnologia que permite processar com grande celeridade amostras de zaragatoa é particularmente importante, porque ao melhorar os tempos de resposta, ajudará a aliviar a pressão exercida em situações de maior afluência aos serviços de saúde e, em casos em que a rapidez de diagnóstico é fundamental, para garantir a segurança de doentes e de profissionais de saúde".

A realização destes testes rápidos pelo método RT-PCR vai analisar a presença de Covid-19 em secreção respiratória e vai ser aplicada em situações especiais. É o caso de "grávidas com parto eminente sem diagnóstico conhecido de COVID-19, cirurgias e exames emergentes e ainda outras situações referenciadas como tal", refere o CHUCB. 

Desde o início da pandemia, já se realizaram mais de 2000 testes de diagnóstico à COVID-19 neste centro hospitalar. 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)