Testes rápidos de antigénio nas escolas arrancaram hoje em Tomar

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, estiveram presentes esta manhã na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, para acompanhar o início do processo de rastreio à Covid-19, através de testes rápidos de antigénio, nas escolas.

“Neste momento a decisão é ter escolas abertas. E temos a obrigação de manter a segurança da comunidade escolar. Esta campanha de testagem, através de testes antigénio, é a melhor forma de identificar surtos e quebrar possíveis cadeias de transmissão, mantendo a normalidade possível nas turmas não afetadas”, sublinhou António Lacerda Sales, citado pela página oficial do Serviço Nacional de Saúde. 

A campanha de testagem rápida, com recurso a testes de antigénio (Trag), que arrancou esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, tem como objetivo aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2, em alunos, pessoal docente e não docente.

De modo a levar a cabo esta estratégia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SNS