Fast Heroes 112

Tempo é crucial para mitigar consequências do AVC, alerta iniciativa

A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado anualmente a 31 de março, a Iniciativa Fast Heroes 112 alerta para a importância do tempo quando falamos sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Face descaída, fala alterada e falta de força num braço são sintomas de alerta e que devem ser seguidos de uma chamada para o 112.

Para assinalar a efeméride, a iniciativa Fast Heroes 112, em parceria com vários centros hospitalares, realiza ao longo da semana atividades em várias escolas portuguesas que estão atualmente a implementar o projeto. A quarta fase de implementação da iniciativa decorre até ao final do ano letivo 2023/24 e a inscrição ainda pode ser realizada através do site oficial https://pt-pt.fastheroes.com/.

“A iniciativa Fast Heroes continua a crescer em Portugal e pedimos a ajuda de todos para chegar a mais escolas e famílias. Em todo o mundo, já recebemos vários relatos de pessoas que foram salvas através da correta identificação dos sintomas do AVC, após a criança envolvida ter participado na iniciativa. Isto demonstra o impacto significativo que um projeto deste género poderá ter a longo prazo nas taxas de mortalidade e morbilidade associadas ao AVC”, congratula-se Jan Van der Merwe, responsável pela campanha FAST Heroes.

O AVC continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal, sendo que a cada hora três portugueses sofrem um AVC e um deles não sobrevive. No mundo, estima-se que uma em cada quatro pessoas acima dos 25 anos virá a sofrer um AVC ao longo da sua vida.

O tempo é crucial para evitar desfechos mais graves, sendo importante saber identificar corretamente os sintomas de um AVC para rapidamente ligar para o 112, chamando as autoridades competentes.

A iniciativa FAST Heroes 112 surge como resposta a esta necessidade. Com o objetivo de educar crianças entre os 5 e os 10 anos e os seus familiares, disponibiliza recursos educativos interativos gratuitos. Desta forma, as crianças desenvolvem competências práticas para salvar vidas de uma forma envolvente e divertida, descobrindo paralelamente um pouco mais sobre a importância da empatia e do amor. The children are also given the mission of passing the knowledge onto their families, particularly their grandparents, who are part of the highest risk group.

Este projeto conta com várias atividades protagonizadas por quatro super-heróis, que podem ser implementadas nas escolas e em casa. Francisco (a Face), Fernando (a Força) e Fátima (a Fala) são três super-heróis reformados que lhes vão ensinar os três principais sintomas de AVC. Já Tomás (a Tempo), reforça a importância de agir de forma atempada. Tânia (A Professora) é uma personagem que apenas é apresentada aos alunos no segundo ano consecutivo de implementação e incentiva-os a ensinarem quem os rodeia, principalmente os avós.

Desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, a iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial de AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Direção-Geral da Educação e da Iniciativa Angels. Além do português, os materiais estão já adaptados para várias línguas. Para participar na campanha, basta ir ao website oficial, em www.fastheroes.com, e registar-se como professor para implementar a iniciativa nas aulas ou inscrever a sua criança. 

Fonte: 
Fast Heroes 112
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Fast Heroes 112