Crise climática

Temperatura global pode subir "temporariamente" acima dos 1,5 graus até 2025

Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que o aumento médio das temperaturas pode exceder "temporariamente" a fasquia de 1,5 graus da era pré-industrial nos próximos cinco anos. De acordo com o estudo, patrocinado pelo British Met Office e por dez outras instituições em todo o mundo, há 40% de hipóteses para isso acontecer antes de 2025.

No entanto, os peritos sublinham que este aumento não seria uma violação do Acordo de Paris, uma vez que o valor que realmente conta é a continuação da evolução das temperaturas ao longo dos anos. Em 2016, considerado mais quente da história, isto aconteceu ao longo de dois meses.

Recorde-se que o Acordo de Paris, assinado por 195 países, estipula o compromisso de manter o aumento da temperatura global neste século "bem abaixo dos dois graus Celsius, continuando os esforços para limitar o aumento para 1,5 graus". COP 26 de Glasgow, que decorrerá em novembro deste ano, já é considerado o momento crítico da ação climática para evitar que esse limite seja ultrapassado. Os cientistas alertam que a temperatura global pode subir até três graus até ao final do século com o atual nível de emissões.

"Estamos a falar de mais do que estatísticas", avisou o secretário WMO Petteri Taalas. "Este estudo mostra que estamos a aproximar-nos inexoravelmente para o objetivo inferior do Acordo de Paris. Deve servir-nos como uma chamada de atenção para elevarmos os nossos compromissos e alcançar a neutralidade carbónica."

"Ainda não alcançamos o teto máximo, mas estamos perto", avisa.

Leon Harmanson, cientista do Gabinete de Meteorologia, em declarações à BBC, fez saber que se olharmos para "o aumento comparativo das temperaturas e o aumento experimentado na última metade século”, chegamos à conclusão de que “temos pouco tempo e que precisamos de ação forte agora” no combate à crise climática.

 

Fonte: 
El Mundo
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock