Solução tecnológica

Tecnologia inovadora de visão artificial chega agora a Portugal

A solução tecnológica OrCam MyEye, desenvolvida pela OrCam Technologies, destina-se a pessoas cegas ou com baixa visão, e consiste num wearable sem fios, leve e do tamanho de um dedo que adere magneticamente às hastes dos óculos. É o único dispositivo do mundo ativado por um gesto de apontar ou seguindo o olhar do utilizador, permitindo uma utilização mãos-livres.

O OrCam MyEye foi desenhado para ser discreto, intuitivo e de fácil utilização, lendo em voz alta texto impresso e digital de qualquer superfície, em tempo real. Com ele os utilizadores podem ler livros, jornais, ecrãs de computador e smartphones, etiquetas em supermercados, entre outros. Características adicionais do OrCam MyEye incluem reconhecimento fácil instantâneo, identificação de cores e o tradicional papel-moeda (notas).

Já disponível em 25 idiomas e 48 países, foi desenhado por uma equipa de especialistas em machine learning e visão computorizada. Não necessita de Wi-Fi e, portanto, a comunicação áudio é feita em tempo real, enquanto assegura a privacidade de dados dos utilizadores.

“A OrCam está empenhada em ajudar a comunidade de pessoas com necessidades especiais de visão. O nosso objetivo é criar uma solução duradoura que marcará o novo padrão para o nível de independência que a tecnologia de visão artificial pode oferecer,” diz Fabio Rodríguez, Country Manager de Portugal e Espanha. “É uma grande honra termos a possibilidade de auxiliar as pessoas cegas e amblíopes em Portugal através da tecnologia assistida da OrCam MyEye. Este aparelho dá independência adicional, pois proporciona informação vital disponível ao utilizador do OrCam MyEye, o que possibilita que as pessoas façam atividades diárias como estudar e trabalhar.”

No mundo existem pelo menos 350 milhões de pessoas cegas ou com dificuldades visuais e 1,200 milhões de pessoas disléxicas. Em Portugal existem aproximadamente 160 mil pessoas cegas e 900 mil cidadãos com dificuldades de visão.

 

Fonte: 
BloomCast Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
OrCam Technologies