Complicações cardiacas

Suécia e Dinamarca restringem a administração da Spikevax nos mais jovens

As autoridades sanitárias da Suécia e da Dinamarca suspenderam parcialmente o uso da vacina contra a Covid-19 da Moderna, Spikevax, em grupos etários mais jovens, na sequência do surgimento de mais dados que sugerem que existe um risco acrescido de inflamação cardíaca após a sua administração. Ambos os países indicaram que estão a restringir a vacina como medida de precaução, e vão agora recomendar a Comirnaty da Pfizer e da BioNTech.

Casos de miocardite e pericardite foram previamente reportados na sequência da imunização com vacinas COVID-19 baseadas em mRNA, como a Spikevax e a Comirnaty, e estas questões já estão listadas em ambos os rótulos dos produtos como efeitos secundários potencialmente "muito raros". No entanto, dados preliminares de um novo estudo nórdico sugerem que "a ligação é especialmente clara quando se trata da vacina da Moderna, especialmente após a segunda dose", de acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira pela agência sueca de saúde, que apontou, no entanto, que este risco será pequeno.

Dados finais conhecidos em breve

Conduzido por institutos de saúde na Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, o estudo, que ainda não foi publicado, será agora enviado à Agência Europeia de Medicamentos para posterior avaliação. A Autoridade Dinamarquesa de Saúde disse que os dados finais são esperados dentro de um mês.

As autoridades suecas disseram que a vacina da Moderna será suspensa para maiores de 30 anos até 1 de dezembro. No início desta semana, as autoridades de saúde recomendaram que crianças entre os 12 e os 15 anos obtenham a vacina da Pfizer e da BioNTech em vez da Spikevax. "O aumento do risco [de inflamação do coração] é observado dentro de quatro semanas após a vacinação, principalmente nas primeiras duas semanas", disse a agência de saúde sueca, referindo-se aos resultados do novo estudo, acrescentando que os sintomas cardíacos "geralmente desaparecem por conta própria".

Por seu lado, a Dinamarca decidiu parar de distribuir a vacina [da Moderna] a menores de 18 anos, embora tenha notado que a Comirnaty já era a principal opção para as pessoas entre os 12 e os 17 anos.

Finlândia vai decidir esta semana

A Noruega já recomenda a Cominarty aos menores e disse, esta quarta-feira, que está a seguir este conselho, referindo que os rapazes e os jovens eram mais propensos a serem afetados pelos raros efeitos secundários, principalmente depois de receberem uma segunda dose. "Os homens com menos de 30 anos também devem considerar escolher a Cominarty quando são vacinados", afirmou Geir Bukholm, chefe de controlo de infeções do Instituto Norueguês de Saúde Pública. Entretanto, um responsável de saúde finlandês disse que a Finlândia espera publicar uma decisão esta quinta-feira.

A vacina de duas doses da Moderna, anteriormente mRNA-1273, foi autorizada pela primeira vez na UE no início deste ano para pessoas com 18 anos ou mais, tendo sido alargada em julho a pessoas com apenas 12 anos. A Comirnaty também é autorizada na Europa para adultos e adolescentes.

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay