26 de janeiro

Standards GS1 e identificação de dispositivos médicos no apoio aos processos hospitalares em debate

A GS1 Healthcare, uma comunidade internacional aberta e neutra de stakeholders com intervenção no setor da saúde, promove no próximo dia 26 de janeiro, a partir das 14h30, um webinar subordinado ao tema “Support of hospital processes with UDI and GS1 standards”, com a participação da GS1 Portugal. O Healthcare Webinar contará com a presença de István Nagy, Diretor de IT no Instituto Húngaro de Cardiologia Gottsegen György, que partilhará a sua experiência sobre os sucessos e desafios dos sistemas informáticos dos hospitais.

O tema central incide sobre as barreiras que ainda existem nos sistemas informáticos hospitalares e, consequentemente, nos seus processos, equacionando mecanismos de mitigação e superação dessas limitações para que se alcance a melhor solução para a segurança e rastreabilidade dos pacientes.

István Nagy tem vindo a promover a implementação de standards GS1 há mais de 20 anos. O surgimento dos Sistemas de Identificação Única em Dispositivos Médicos (UDI - Unique Device Identification) possibilitou o desenvolvimento de uma estrutura única e global para a identificação de dispositivos médicos que suporta os processos hospitalares, com impacto direto diário no desempenho de milhões de profissionais de saúde, na gestão de recursos e na segurança de pacientes, uma vez que a identificação no registo eletrónico de cada paciente permite melhorar a qualidade e eficiência dos cuidados de saúde.

A GS1 Healthcare é uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde que integra a GS1. Instituída em 2005, esta comunidade aberta e neutra lidera a implementação e desenvolvimento do Sistema de Standards GS1, melhorando a seguranca dos doentes e a eficiência operacional da cadeia de abastecimento.

A participação no evento é gratuita, pelo que todos os interessados devem realizar a sua inscrição aqui.

No mesmo dia, 26 de janeiro, a GS1 Portugal irá também promover, a partir das 10h00, o webinar "Primeiros passos para codificar na Saúde", destinado a profissionais de saúde, para reconhecerem a importância da identificação de produtos segundo os regulamentos em vigor.

 

 

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
GS1 Portugal