De 10 a 16 de março assinala-se a Semana Mundial do Glaucoma

SPO alerta que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

A propósito da Semana Mundial do Glaucoma, e com o mote ‘No glaucoma, tempo é visão’, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) destaca a necessidade de diagnosticar precocemente esta doença crónica e progressiva, que afeta aproximadamente 200 mil pessoas em Portugal.[1] Embora o glaucoma não tenha cura, o diagnóstico atempado e o tratamento adequado é vital para preservar a visão do doente e, principalmente, impedir a progressão da doença, evitando assim a cegueira irreversível.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da  cegueira relacionada com o glaucoma pode ser evitável com um diagnóstico e tratamento precoces.[2] No entanto, o glaucoma é uma doença ocular silenciosa, muitas vezes sem sintomas óbvios nas suas fases iniciais. Por esse motivo, as consultas regulares com um médico oftalmologista são fundamentais para ajudar a detetar precocemente esta patologia.

Teresa Gomes, médica oftalmologista e coordenadora do Grupo Português de Glaucoma da SPO, enfatiza que o glaucoma “é a doença que avança silenciosamente, quase sem sintomas. O diagnóstico precoce é determinante e há fatores de risco, como a história familiar, que devem alertar para a doença. O glaucoma pode ser dez vezes mais frequente quando existe um familiar direto (mãe, pai, irmão ou irmã) portador da doença. Neste caso, sempre que haja alguém na família com glaucoma, a avaliação por um médico oftalmologista é fundamental.”

Paralelamente, o rastreio do glaucoma é recomendado a partir dos 40 anos de idade, ou mais cedo, caso existam outros fatores de risco, como hipertensão ocular, alta miopia ou uso prolongado de corticoides. A população afrodescendente também está em maior risco. Neste sentido, consultas regulares com um oftalmologista para avaliação ocular completa, incluindo medição da pressão ocular e avaliação do nervo ótico, são essenciais para o diagnóstico precoce e prevenção do glaucoma.

Durante a Semana Mundial do Glaucoma, que ocorre de 10 a 16 de março, a SPO vai promover diversas atividades educacionais e informativas, destacando-se:

Webinar ‘Prescrição de fármacos e glaucoma: receios e a realidade’, no dia 11 de março, às 21h30, direcionado a profissionais de Oftalmologia, Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Neurologia e Farmacologia Clínica;

Sessão informativa para doentes e cuidadores – ‘Glaucoma: O ladrão silenciosa da visão’ – no dia 12 de março, no hotel Mouco no Porto, entre as 14h00 e as 17h30;

Masterclass em Cirurgia de Glaucoma, nos dias 14 e 15 de março, em Óbidos, destinada a internos da especialidade de oftalmologia e recém especialistas com interesse na área;

Reunião Anual do Grupo Português de Glaucoma, nos dias 15 e 16 de março, onde serão discutidas as mais recentes novidades sobre esta doença.

 
Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock