Ação Formativa

SPMI organiza curso ‘Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa com Diabetes’

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar no próximo dia 15 de outubro, em Lisboa, um curso de “Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa Com Diabetes”. Esta ação formativa destina-se a internos ou especialistas em Medicina Interna, médicos de outras especialidades e médicos do Ano Comum.

O objetivo deste curso passa por capacitar os formandos de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam conhecer plataformas digitais que permitem a gestão parcial da Diabetes Mellitus à distância; dispositivos e monitorização contínua de glicemia e monitorização de glicemia intersticial e sistemas de perfusão sub-cutânea de insulina.

Entre outras valências, os inscritos vão também ter oportunidade de adquirir conhecimentos relativos a bases teóricas do funcionamento dos dispositivos de monitorização contínua; conhecer a tecnologia por detrás do sistema de monitorização flash d glicose e aplicação de sensores; e também conhecer as diferenças, vantagens e inconvenientes de glicose intersticial e glicemia capilar.

Segundo Alexandra Vaz, internista e coordenadora da formação, este curso, que terá duração de um dia e carga letiva de sete horas, é «uma mais-valia para qualquer interno ou especialista em Medicina Interna» uma vez que «vai de encontro ao que de mais recente existe relativamente a meios digitais e dispositivos médicos ao serviço dos profissionais de saúde, mas principalmente da pessoa com diabetes».

“No mundo digital e tecnológico em que vivemos, o desafio de adaptação é diário. Todos os dias a tecnologia avança e é por isso fundamental que os profissionais de saúde acompanhem esta evolução para que possamos ajudar a pessoa com diabetes a usufruir de tudo o que é hoje disponibilizado no mercado e, em consequência, a viver com mais qualidade de vida», frisa ainda a especialista.

A formação será ministrada por Profissionais da Unidade de Diabetes do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, sob coordenação de Alexandra Vaz.

As inscrições estão abertas no site da SPMI: https://www.spmi.pt/curso-novas-tecnologias-ao-servico-da-pessoa-com-diabetes-lisboa/

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)