SPLS lança primeiro livro sobre conceito de literacia em saúde com acesso livre e gratuito
O livro reúne várias vozes das áreas da saúde e da comunicação para convergirem num conceito de literacia em saúde. “Os autores debruçam-se sobre a estrutura de cada elemento que constitui a evolução desta definição. Embora não sendo um estudo, este ensaio reflete de forma crítica as várias dimensões de uma literacia em saúde do seculo XXI”, continua. Ao todo, mais de três dezenas de pessoas contribuíram para este e-book.
Um dos objetivos é o de que “as entidades da saúde e outras possam compreender melhor a aplicação concreta da literacia em saúde nas suas boas práticas”. Para isto, o grupo de trabalho focou a definição deste conceito “naquilo que são as competências, a motivação, a decisão centrada na pessoa, a capacidade de o indivíduo poder agir sobre o seu processo de saúde, as limitações existentes, a navegabilidade no sistema e como a participação pode ser abordada”.
Os contributos partem de várias figuras da área da saúde, desde comunicação, medicina, enfermagem e investigação científica. A SPLS quis “entender que qualquer investimento em literacia deve passar pelo investimento em cada dimensão e elemento que constitui a literacia em saúde”.
Ao disponibilizar o livro de forma online e gratuita, a SPLS ambiciona ampliar o alcance das informações e promover a democratização do conhecimento sobre o tema. A obra é uma importante ferramenta para profissionais da saúde, educadores, estudantes e todos os interessados, oferecendo uma visão abrangente e atualizada sobre o conceito e as suas aplicações práticas.
A obra completa pode ser lida aqui.