Em fevereiro

SPAVC promove cursos pré e pós-Congresso Português do AVC

O 16.º Congresso Português do AVC vai abranger quatro cursos que irão decorrer virtualmente, tal como as restantes atividades previstas no programa científico. Duas dessas formações acontecem no dia que antecede o arranque do evento, a 2 de fevereiro, e as restantes ocorrem após o término do Congresso, na tarde do dia 5 de fevereiro. As inscrições para os quatro cursos encontram-se abertas.

“A Via Verde do AVC em 9 perguntas” é o tema do Curso I, que irá decorrer no dia 2 de fevereiro, entre as 14h00 e as 19h30, com o apoio da Boehringer Ingelheim e coordenação do Dr. Miguel Rodrigues e da Dr.ª Liliana Pereira, ambos neurologistas do Hospital Garcia de Orta (Almada) e membros da SPAVC.

Dirigido a médicos com interesse na doença vascular cerebral, incluindo especialistas e internos, nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia, Neurorradiologia, Medicina Interna e Medicina Intensiva, este curso “pretende proporcionar uma introdução ou revisão aos procedimentos de fase aguda, que capacite os participantes a abordarem o doente com suspeita de AVC agudo no serviço de urgência e orientarem o tratamento dos casos diagnosticados com lesão isquémica”. 

“Com um programa renovado, pretende ser prático e será indicada aos participantes bibliografia recomendada para leitura e estudo pré-curso, para que aproveitem ao máximo o tempo despendido nas sessões”, pode ler-se na descrição desta ação de formação que tem como objetivos “descrever os dados essenciais na colheita da história clínica e observação de um doente com suspeita de AVC agudo, identificar e discutir as alterações mais frequentes nestes exames e selecionar doentes para trombólise e tratamento endovascular de acordo com as últimas recomendações científicas”, entre outros. Todas as informações sobre este evento online e o formulário de inscrição podem ser consultados no site oficial da SPAVC.

No mesmo dia decorrerá o Curso II “A Enfermagem e a Doença Cerebrovascular: O Estado da Arte em 2022”, que conta com o apoio da Angels e a coordenação do Enf. Gonçalo Vital (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central).

Entre as 15h00 e as 19h00 do dia 2 de fevereiro, Enfermeiros e outros Profissionais de Saúde com interesse particular na doença vascular cerebral poderão aprender mais sobre “Défice neurológico agudo: Intervenção especializada em meio VMER” e os “Cuidados de Enfermagem na admissão do doente numa Unidade de AVC”, entre outros tópicos de apresentação incluídos no programa multidisciplinar, que poderá ser consultado através do seguinte link.

Outros dois cursos vão acontecer já depois do 16.º Congresso Português do AVC ter terminado. Por isso, o Curso III, intitulado “MIND”, está agendado para o dia 5 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h00, e será coordenado pela Prof.ª Ana Rute Costa, pela Dr.ª Joana Pais, e pelo Prof. Vítor Tedim Cruz.

“Esta formação, dirigida a profissionais de diferentes áreas, terá como foco principal a introdução à metodologia MIND, através do ensino de estratégias não farmacológicas importantes para a prevenção do declínio cognitivo”, refere a organização. “A metodologia será teórico-prática, com a apresentação e discussão dos principais princípios teóricos subjacentes à implementação deste tipo de programa e de estratégias de promoção da saúde adaptadas a diferentes contextos”. Além disso, “será dada ênfase a três áreas de intervenção prioritárias: treino cognitivo, exercício físico e educação alimentar, e serão também disponibilizados materiais usados no âmbito do projeto de intervenção MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline”. Tal como os restantes cursos, todas as informações relativas aos objetivos e ao plano de formação podem ser encontradas no site da SPAVC.

Por último, entre as 15h00 e as 19h00 do dia 5 de fevereiro, decorrerá o Curso IV, focado nas “Técnicas ultrassonográficas para guiar decisões terapêuticas na Unidade de AVC” e coordenado pelos membros da Direção da SPAVC, o Dr. Alexandre Amaral e Silva, (neurologista do Hospital de Vila Franca de Xira) e o Prof. João Sargento Freitas, (neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

“Médicos internos e especialistas de especialidades dedicadas ao tratamento de fase aguda do Acidente Vascular Cerebral” são os destinatários desta formação cujos objetivos são “apresentar técnicas ultrassonográficas essenciais para o estudo e caracterização dos doentes cerebrovasculares em fase aguda, enquadrar as informações que as técnicas ultrassonográficas podem transmitir com os diferentes quadros clínicos e promover multidisciplinariedade nas equipas e integração multimodal da investigação”, referem os coordenadores. Para inscrições e informações sobre o programa, basta aceder ao seguinte link.

 

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock