No Porto

SPAVC promove Curso Interativo de AVC na fase aguda

Imediatamente após o término do 14.º Congresso Português do AVC, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza um Curso Interativo de AVC isquémico na fase aguda, a decorrer no dia 8 de fevereiro, pelas 14h30, no Porto. A formação apresenta um programa inovador e com uma componente interativa reforçada para aprofundamento de conhecimentos e aperfeiçoamento de competências. As inscrições estão abertas no site da SPAVC e as vagas são limitadas.

Descrever os dados essenciais na colheita da história clínica de um doente com suspeita de AVC agudo, treinar aspetos da entrevista com o doente, familiares ou cuidadores e descrever os exames complementares de diagnóstico a solicitar no atendimento urgente ao doente com suspeita de AVC agudo são alguns dos objetivos deste curso interativo dirigido a profissionais de saúde.

De acordo os coordenadores do Curso, Dr.ª Liliana Pereira e Dr. Miguel Rodrigues, especialistas de Neurologia e membros da SPAVC, a abordagem na fase aguda, quer seja diagnóstica ou terapêutica, tem fortes implicações na vida futura dos doentes, daí a importância de dar formação contínua e atualizada aos profissionais de saúde. “É preciso ter presente que o Acidente Vascular Cerebral continua a ser a principal causa de mortalidade em Portugal. Embora seja uma doença prevenível, quando acontece, é imperioso reconhecer rapidamente os sintomas para o encaminhamento hospitalar e garantir a provisão de tratamentos que influenciem positivamente o prognóstico”, frisa a Dr.ª Liliana Pereira.

Por essa razão, explica que a formação visa, além dos objetivos já citados, “identificar e discutir as alterações mais frequentes nos exames pedidos na fase aguda, selecionar doentes para trombólise e tratamento endovascular de acordo com as últimas recomendações científicas ou identificar e orientar situações de mimetizadores de AVC agudo”.

A especialista adianta que as inscrições estão abertas a todos os profissionais de saúde interessados em aprofundar a formação nesta área e, em particular, a médicos com interesse na doença vascular cerebral, incluindo especialistas e internos, nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia, Neurorradiologia, Medicina Interna e Medicina Intensiva. As inscrições são limitadas para garantir que “todos os participantes tenham oportunidade de interagir com os formadores”. Além disso, será “indicada aos participantes a bibliografia recomendada para leitura e estudo pré-curso, para que aproveitem ao máximo o tempo despendido nas sessões”.

A Dr.ª Liliana Pereira explica que o programa científico está dividido em quatro áreas – abordagem inicial do doente com suspeita de AVC agudo, interpretação dos exames imagiológicos, decisão terapêutica: trombólise e tratamento endovascular e identificação e orientação de mimetizadores. Destaca ainda que o Curso conta com o patrocínio científico da European Stroke Organisation (ESO), da World Stroke Organization (WSO) e da Ordem dos Médicos, para além do apoio da Tecnimede.

Consulte aqui o programa do Curso:

https://www.spavc.org/actividades/curso-avc

Inscrições:

Enviar email para: [email protected]

Fonte: 
SPAVC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock