Profissionais de saúde

SPAVC organiza webinar para debater o impacto da pandemia Covid-19 no tratamento do AVC

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), organiza, durante a tarde de hoje, um Webinar dirigido a todos os profissionais de saúde diretamente envolvidos na abordagem do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no nosso país. Pretende-se, neste debate, avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no tratamento do AVC em Portugal.

A rápida evolução e propagação da Covid-19 por todo o mundo, e agora em fase de mitigação em Portugal, obrigou os sistemas de saúde a profundas adaptações do seu funcionamento. Naturalmente, e à semelhança do que aconteceu noutros países europeus, “foi necessário mobilizar com urgência a comunicação social, a população e o Serviço Nacional de Saúde para o combate à pandemia”, salienta Vítor Tedim Cruz. “No entanto, esse esforço pode estar a ter um impacto negativo no funcionamento da Via Verde para o AVC e na capacidade da população em diferenciar uma situação emergente, como é um AVC, de uma situação potencialmente urgente, como é a infeção por SARS-CoV-2”, afirma o especialista de Neurologia,  esclarecendo que “no primeiro caso, a escala continua a ser aferida em minutos, enquanto no segundo, falamos certamente de dias ou semanas”. 

Neste contexto, a SPAVC mostra-se preocupada com “o impacto potencialmente dramático que este facto terá nas taxas de mortalidade global do nosso país, bem como no estado funcional dos doentes com AVC”, salienta João Sargento Freitas, também médico neurologista e membro da SPAVC. Assim, “urge perceber, quantificar e agir perante estes dados, correndo o risco de não conseguirmos evitar as suas consequências também a este nível”.

Procurando facilitar o diálogo entre os profissionais de saúde envolvidos na abordagem do AVC, esta sociedade médica organiza, durante a tarde de hoje, um fórum de discussão em formato de webinar, em parceria com a iniciativa Angels. O programa de trabalhos previstos inclui reflexões multidisciplinares sobre diferentes momentos da cadeia de tratamento do AVC, integrando ainda a apresentação dos resultados de um inquérito quantificativo aplicado pela SPAVC a todas as Unidades de AVC e centros com capacidade para tratamento trombolítico, procurando sinalizar problemas e tendências, bem como analisar especificidades regionais.

Pretende-se, com este debate, partilhar perspetivas, experiências e opiniões, na tentativa de desenvolver uma “estratégia para mitigar os efeitos deletérios desta pandemia também no AVC, de modo a garantir que todos os doentes possam receber os melhores cuidados, mas também que haja profissionais sãos e devidamente protegidos que possam propiciar esses cuidados”, refere João Sargento Freitas.

“Neste momento, os profissionais procuram orientações práticas que os ajudem a gerir esta situação de múltiplos desafios e limitações”, reforça a coordenadora a iniciativa Angels em Portugal, Cláudia Queiroga, afirmando que “a Angels tem como missão garantir o melhor tratamento aos doentes com AVC, estando ao lado das instituições e dos profissionais para que isso seja possível”.

“Por tudo isto, temos de nos unir e discutir em conjunto os nossos problemas, nesta casa que é a SPAVC. Só assim conseguiremos depois no terreno, ter o discernimento e convicção para defender o que é mais relevante, para mantermos os bons resultados que vínhamos conseguindo no tratamento dos doentes com AVC em Portugal, apesar da pandemia COVID-19”, finaliza Vítor Tedim Cruz, que integra a Direção da SPAVC.

Os profissionais receberão um convite da SPAVC para acompanhar a reunião, que resultará num parecer oficial em nome da Sociedade, a divulgar às entidades decisoras na área da Saúde. Caso se inclua no grupo dos destinatários desta iniciativa e tenha interesse em acompanhar o debate, entre em contacto com a SPAVC.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock