SPAVC organiza 2.ª edição da Reunião Integrar +

O encontro reúne especialistas de diversas áreas para debater práticas inovadoras no tratamento e acompanhamento dos doentes com AVC, promovendo uma abordagem verdadeiramente integrada. Para o Dr. Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC e da organização do evento, o Integrar + é mais do que um encontro científico. “Esta reunião é um espaço dinâmico, um fórum onde todos, do hospital à comunidade, podem partilhar experiências, boas e más, sem receios, promovendo a atualização, o diálogo e a construção conjunta de soluções”, salienta.
O programa científico do evento distingue-se por incluir abordagens menos convencionais e centradas no valor da saúde, explorando o impacto real das decisões clínicas no dia a dia dos doentes. O Dr. Denis Gabriel destaca, no primeiro dia, a ‘Sessão Interativa 1 - Educação, Literacia e Prevenção: o poder de uma comunidade que aprende’, que contará com a apresentação do Dr. Álvaro Pereira, ‘Otimizar indicadores de desempenho orientados para a doença cerebrovascular – lições da comunidade’. “Na sua intervenção, o especialista mostrará como um grupo de médicos de família iniciou, há anos, a implementação de um modelo de gestão que quantifica o ganho em saúde, permitindo um reajuste contínuo de objetivos e melhores resultados para os doentes”, explica o neurologista.
Um dos grandes objetivos do Integrar + é fortalecer a ligação entre diferentes níveis de cuidados, promovendo a proximidade e enriquecimento mútuo dos profissionais que intervêm na fase aguda do AVC.
Segue-se a ‘Sessão Hot Topics – Antes e Depois do AVC: uma abordagem integrada entre Cuidados Hospitalares e de Saúde Primários’ que “trará novidades relevantes na prevenção da doença vascular” e a ‘Sessão Interativa 2 – O que os olhos não veem: sequelas invisíveis, impacto real’, que contará com apresentação da Dr.ª Joana Lemos, do Centro de Reabilitação Profissional de Lisboa. “Nesta sessão, a palestrante irá partilhar mensagens práticas para profissionais que acompanham doentes após a fase aguda, abordando desde a gestão de problemas clínicos até à reintegração na vida ativa e na sociedade”, refere.
Ainda no dia 30 de outubro, o coordenador do evento realça a conferência ‘Monitorização digital: o que já é realidade na reabilitação pós-AVC’, com a participação da Dr.ª Ana Luís Pereira, médica de família e cofundadora e CEO da Healthy Smart Cities, que “irá explorar o potencial das plataformas de telereabilitação e monitorização à distância”.
No segundo dia do evento, o destaque vai para a primeira sessão, ‘Mesa Redonda - Novos Protocolos, Novos Desafios: Estamos Preparados para a Nova Era do AVC?’, onde o Dr. Luís Fontão conduzirá o debate sobre “a introdução de tenecteplase na Via Verde AVC”. Segue-se a ‘Conferência Decisões que contam, o percurso pré-hospitalar no AVC, uma análise valor em saúde’, em que o Prof. Filipe Costa, professor e investigador da Nova SBE, “irá refletir sobre que decisões poderiam melhorar os resultados no pré-hospitalar”. Por fim, para terminar a reunião, o Prof. Pedro Nascimento apresentará o tema ‘Depressão pós-AVC: da neuroinflamação aos novos alvos terapêuticos’, “ajudando-nos a entender melhor os mecanismos envolvidos na depressão pós-AVC e os alvos terapêuticos mais promissores para uma condição que continua a ser uma das complicações mais frequentes observadas na consulta”, esclarece.
Para os profissionais que ainda ponderam a inscrição, o Dr. Denis Gabriel deixa um apelo: “Temos trabalhado no sentido de construir e fortalecer pontes entre profissionais que intervêm no AVC, de uma forma aberta e integrativa, porque só podemos melhorar se conhecermos os desafios que os nossos colegas enfrentam e se estivermos abertos a outros pontos de vista. Se partilham esta visão, esta reunião é para vocês.”
Conclui, esperando que “desta partilha possam surgir soluções para problemas, mudança de comportamentos e, claro, que os doentes possam beneficiar diretamente disso”.
É possível submeter trabalhos para apresentação sob a forma de comunicação oral, a serem enviados até ao dia 19 de outubro.
Todas as informações sobre a reunião, bem como o formulário de inscrições online e as normas da submissão de trabalhos encontram-se disponíveis em: https://spavc.org/reuniao-integrar/